• Olimpíada movimenta economia em Petrópolis

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 13/08/2016 10:35

    A realização dos Jogos Olímpicos no Rio de Janeiro está movimentando a economia de Petrópolis, principalmente com relação ao setor de turismo. Um estudo da Associação Brasileira das Indústrias de Hotéis (Abih) mostrou que 20% do total de turistas que estão na capital por causa do megaevento faz viagens às cidades do interior. Nas vésperas da Rio 2016, os hotéis registraram uma média de 84% de ocupação. Porém, o Petrópolis Convention & Visitors Bureau (PCVB) informou que os jogos estão aquecendo de fato o turismo bate e volta, quando as pessoas visitam, mas não se hospedam na cidade. E foi essa movimentação que inspirou alguns chefs da cidade a elaborarem cardápios especiais para o período. Pelo menos três restaurantes investiram em pratos diferenciados.

    Para o presidente do Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares (SindPetrópolis), Germano Valente, que também é presidente do Conselho Municipal de Turismo (Comtur), o movimento em Petrópolis se dá por dois motivos: o primeiro é o fato de alguns cariocas procurarem fugir do tumulto no Rio. Já o segundo é por conta das férias escolares que motivam as pessoas a vir mais para a Região Serrana. Apesar desses fatores, a presidente do PCVB, Camila Thees, afirmou que grande parte da movimentação é no estilo “bate volta”, ou seja, turistas, visitantes e os próprios cariocas que passam o dia na cidade, mas à noite voltam para o Rio. 

    A vinda desse público para a cidade tem sido diária, segundo Camila. Com relação à ocupação hoteleira, ela acredita que deve aumentar depois do evento, como foi durante a Copa do Mundo, em 2014. Germano acrescentou ainda que um grande desafio para o setor é absorver o público estrangeiro que, geralmente, só vem no bate volta, como aconteceu com uma das delegações da Dinamarca que foi vista no Museu Imperial no último fim de semana. 

    Já os restaurantes, que são beneficiados por esse movimento, aproveitaram o período para investir em pratos especiais. No centro da cidade, o Restaurante Bohemia está oferecendo durante este mês o risoto Bohemia e o American Burger. Em Itaipava, o Cocotte Bistrô, comandado pelo casal Manoela Rabin e Luiz De Simone, desenvolveu pratos, como filé mignon ao molho cocotte, battas farcie e cebolas confitadas e filé de linguado com velouté de peixe e abobrinhas defumadas. Os donos também prepararam uma programação especial. “Funcionaremos a partir do jantar das quintas-feiras, encerrando apenas no almoço de domingo. Também preparamos, a cada semana da Olimpíada, um menu dedicado a um país que já foi sede dos Jogos”, contou. As cidades que inspiraram homenagens foram a Rio 2016, obviamente, além de Roma 1960 e Paris 1900.

    Enquanto o Bistrot da Serra, em Araras, preparou os menus, tendo como inspiração grandes nomes da história da Olimpíada, como o americano Michael Phelps e o italiano Eduardo Mangiarotti. As opções de entradas são minihambúrguer de carne com cogumelos e cebolas crocantes, que homenageiam o Phelps, e o minirisoto de cordeiro, que leva o nome de Mangiarotti, da Itália. Entre os pratos principais, o destaque vai para a moqueca de frutos do mar, ressaltando nossa medalhista de ouro Maurren Maggi, e a costela de porco com purê de inhame, lembrando o multicampeão do atletismo Usain Bolt, da Jamaica.


    Últimas