• Olha água! Com apoio de caminhão pipa, operação choque de ordem tenta coibir aglomeração nas praças do Centro

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 21/03/2021 12:25
    Por Luana Motta

    A noite de sexta-feira(19) nas ruas do Centro foi com direito a banho de espuma, não, espera, era higienização! A Comdep iniciou na noite desta sexta-feira o trabalho de higienização das calçadas e praças, e acabou colocando para casa, jovens que insistem em permanecer nas ruas desrespeitando o decreto que determina o toque de recolher. A ação aconteceu em conjunto com a operação Choque de Ordem que fiscaliza o cumprimento das medidas de restrição na cidade.

    Um vídeo que circula nas redes sociais mostra o trabalho de higienização sendo feito na Praça Princesa Isabel, em frente a Catedral São Pedro de Alcântara. Sob vaias dos jovens, as equipes jogam água e produtos químicos em toda a praça sob a supervisão das equipes do choque de ordem. Esta é a terceira sexta-feira desde o início do toque de recolher, que proíbe a permanência da população nas ruas entre 22h e 5h. A primeira semana, foi de descaso total, muitas pessoas insistiram em permanecer nas praças, muitos sem máscaras. A segunda semana também teve registro de pessoas nas ruas, principalmente no entorno de bares nas comunidades.

    Nesta sexta-feira, o choque de ordem aconteceu no Centro (rua 13 de Maio, Praça da Liberdade e adjacências) e também nos distritos. Sete estabelecimentos foram multados durante a operação. As multas foram aplicadas em bares no Alto da Serra, Sargento Boeing, Vila Felipe, Bingen, São Sebastião e Centro. Segundo a Prefeitura, todos eles desrespeitaram as medidas estabelecidas pela prefeitura no combate à covid-19.

    Esse tipo de comércio está autorizado a funcionar com limitação de horário (até as 22h) e com máximo de ocupação de 50%. Os fiscais também atenderam denúncias de aglomeração na quadra comunitária do Morin, mas no momento em que estiveram no local, o espaço estava vazio. Os estabelecimentos notificados receberam multas que variam de R$ 800,00 a R$ 2 mil.

    Segundo a Prefeitura, a ação teve início por volta das 20h, pelo Centro. Participaram do Choque de Ordem equipes de Fiscalização de Posturas, Fiscalização Sanitária, Guarda Municipal e a Polícia Militar. A Prefeitura segue pedindo a colaboração da população para conter a pandemia, mantendo as medidas de prevenção, sobretudo o uso de máscara e o distanciamento social, evitando as aglomerações.

    Denúncias sobre descumprimento de decretos municipais e aglomerações podem ser feitas à Guarda Municipal, pelos telefones 153 ou (24) 2246-9257 (funciona 24h); Fiscalização, pelos telefones (24) 2246-9042 ou 2246-9043 (funciona de segunda a sexta-feira das 9h às 18h); e Vigilância Sanitária, pelos telefones 2246-9041 (funciona de segunda a sexta-feira das 8h às 17h). Denúncias de aglomerações também podem ser feitas à Polícia Militar, pelos telefones 190 ou 2291-4020.  

    Últimas