• Oficina Prática e Teatro faz análise da atividade artística em Petrópolis e São Paulo

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 22/01/2021 10:32
    Por Vivian Dutra

    Começam na segunda-feira (25) as inscrições para a Oficina Prática de Teatro – Perspectivas: o teatro petropolitano e o teatro paulistano. A oficina será realizada por meio de plataforma on-line, dividida em três módulos: teatro dramático, narrativo e performativo. O projeto, incentivado pela lei Aldir Blanc, tem autoria dos artistas Laércio Motta e Cleomacio Inacio e tem como objetivo a experimentação de técnicas teatrais específicas, que serão desenvolvidas com os participantes. As inscrições podem ser feitas pelo e-mail perspectivas.oficina@gmail.com, por onde será enviado o link de acesso.

    As oficinas acontecerão em fevereiro, entre os dias 8 e 26, com módulos semanais. As aulas serão diárias, com duas horas de duração, realizadas sempre de 19h30 às 21h30. De 8 a 12/02 será trabalhado o módulo dramático; de 15 a 19/2, o narrativo; e de 22 a 26/02, o módulo performativo. Além das oficinas, o projeto contempla ainda a realização de lives com artistas convidados que abordarão as práticas e as perspectivas sobre as artes cênicas, em uma análise do panorama de Petrópolis e de São Paulo. Entre os artistas convidados para participar das lives estão Carol Pitzer, Cleomacio Inacio, Madson José e Simone Gonçalves.

    Ator Laércio Motta compartilha seu estudo sobre as perspectivas do teatro em Petrópolis e São Paulo

    Graduados pela Escola de Arte Dramática da USP, os idealizadores do projeto, se baseiam nas perspectivas enquanto estudantes de Atuação para a elaboração das oficinas. As raízes na cidade, motivaram Laércio na idealização do projeto que analisa a prática teatral. “Acredito que as características particulares de cada cidade (Petrópolis e São Paulo), acabam interferindo nas diversas formas de se fazer arte. A minha experiência no teatro em Petrópolis está muito relacionada ao teatro de grupo, já em São Paulo, à formação através de escolas de Teatro”, considera o ator.

    Além das oficinas, Laércio mediará lives que serão realizadas pelo Instagram pessoal do ator @laercio.motta nos das 02, 05, 13 e 20 de fevereiro, sempre às 20h. As lives serão voltadas para artistas e pessoas interessadas no tema. Não é necessário ter experiência no campo artístico, apenas ter idade superior a 18 anos.

    “Esse projeto foi elaborado a partir do meu intenso trânsito entre as cidades de Petrópolis e São Paulo”, comenta o ator petropolitano que iniciou sua trajetória na cidade, em 2007, na época com o grupo Teatro Circense Andança, além de outros grupos e diretores da cidade, que ele cita, como Sylvio Costa Filho, Pita Cavalcanti, Paulo Marcos de Carvalho. Graduado em Psicologia pela Universidade Católica de Petrópolis, se mudou em 2015 para São Paulo, onde deu continuidade a pesquisa teatral. Laércio é formado em Atuação na SP Escola de Teatro e é estudante da Escola de Arte Dramática EAD-ECA-USP.

    Programação

    Oficinas, sempre das 19h30 às 21h30:
    De 8 a 12/02 – Módulo dramático
    De 15 a 19/02 – Módulo narrativo
    De 22 a 26/02 – Módulo performativo

    Lives:
    Dias – 02, 05, 13 e 20/02, às 20h;

    Últimas