• Oficina de teatro online realiza última semana de aulas; inscrições vão até domingo (21)

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 19/02/2021 14:41
    Por Redação/Tribuna de Petrópolis

    O projeto “Oficina prática de teatro – Perspectivas: o teatro petropolitano e o teatro paulistano” está com inscrição aberta para última semana de aulas, que serão realizadas entre os próximos dias 22 e 26 de fevereiro. Nesta semana de encerramento, o último módulo será sobre “Elementos do teatro performativo”, que terá oficinas se segunda (22) a sexta-feira (26), das 19h30 das 21h30. Os interessados em participar gratuitamente podem se inscrever até este domingo (21) pelo e-mail perspectivas.oficina@gmail.com.

    De acordo com um dos organizadores, o ator Laércio Motta, nesta última etapa o projeto terá como foco a pesquisa de como os dispositivos performáticos dialogam com a cena teatral. Iniciada no início do mês, no dia 8, a oficina passou por outros dois módulos independentes, “Elementos do teatro dramático” e “Elementos do teatro narrativo”. “As aulas estão sendo pensadas para esse formato digital e os exercícios são, em sua maioria práticos, tendo sempre o apoio teórico necessário para o desenvolvimento do módulo”, destaca Laércio.

    O projeto é um dos aprovados pela Lei Aldir Blanc com o objetivo de oferecer as aulas totalmente gratuitas e online, tendo como pré-requisito ser maior de 18 anos e ter acesso à internet. O público em geral pode participar, não a necessidade de experiência artística.

    Por ser em formato digital, a oficina já atraiu o interesse de participantes, além de Petrópolis, também de São Paulo (Capital), Rio de Janeiro, Idaiatuba e Bauru (SP), Salvador (BA) e Aracaju (SE). “Esse é um dos pontos positivos que o projeto revelou no seu desenrolar. O seu formato online, está possibilitando uma grande troca entre pessoas de lugares diferentes do país”, pontua o Laércio, que ressalta outro eixo do projeto: as lives. “As lives dão força ao paralelo São Paulo – Petrópolis, como indica o título da oficina. Nesses encontros os convidados têm um bate papo sobre a experiência teatral, sobre como é afetada pelo lugar onde residem, além de conversarem sobre seus trabalhos na arte”.

    De acordo com o ator, o projeto tem proporcionado diálogo que revelam um olhar alternativo na produção artística em Petrópolis e tem possibilitado a reflexão de como a “arte petropolitana é ampla e plural”. Neste sábado (20), às 20h, o artista Cleomacio Inacio, também idealizador do projeto, participa da live e no dia 27, o projeto encerra com o último bate papo on-line, também às 20h, com Laércio.

    Serviço:
    Inscrições para a oficina Elementos do teatro performativo, até dia 21/02, pelo emailperspectivas.oficina@gmail.com
    Aulas de 22 a 26/02, das 19h30 às 21h30, via Google Meet
    Live Laércio Motta e CleomacioInacio , dia 20/02, às 20h
    Live de encerramento do projeto com Laércio Motta, dia 27/02, às 20h
    As lives podem ser vistas pelo Instagram @laercio.motta

    Últimas