Dados do Corpo de Bombeiros apontam que o número de ocorrências de fogo em vegetação registradas em Petrópolis cresceu 167% de um ano para o outro. Segundo a corporação, entre janeiro e agosto de 2023, foram 86 registros. Já neste ano, no mesmo período, o total subiu para 230.
Os números de setembro mostram que a tendência ainda é de alta. A corporação registrou, entre os dias 1 e 23 deste mês, um total de 98 ocorrências, uma média de mais de quatro por dia.
Nesta semana, o Ministério Público do Rio de Janeiro (MPRJ) ingressou com uma ação contra a Prefeitura de Petrópolis, alegando omissão do município diante das ocorrências. Em outra frente, o projeto Morte Zero faz um trabalho em conjunto com as comunidades para combater as queimadas.
Especialistas apontam que as queimadas, além de prejudicarem a qualidade do ar e contribuírem com o desmatamento, também podem afetar o solo, o que, em chuvas fortes, aumenta a possibilidade de deslizamentos. Além disso, contribui para a escassez de água.
A Tribuna de Petrópolis traz, hoje (26), o último tema da rodada de entrevistas com os cinco candidatos a prefeito. Nesta rodada, os prefeitáveis apontam como pretendem combater as queimadas, dentro da atuação que cabe à Prefeitura. Anteriormente, os candidatos já responderam sobre transporte público, saúde, educação, prevenção de tragédias, mobilidade urbana, servidor público, coleta de lixo, crise do ICMS, obras pendentes, cultura e turismo, transporte alternativo e geração de empregos.
Na primeira rodada, as respostas foram em ordem alfabética. Após, foi feito um rodízio até que o primeiro candidato estivesse em último. Exemplo: no primeiro dia, a ordem foi: candidato A + candidato B + candidato C. No segundo, candidato C + candidato A + candidato B. No terceiro, candidato B + candidato C + candidato A. A ordem dos temas foi repassada previamente aos candidatos.
Seguindo este modelo, a primeira resposta, hoje, será do candidato do PSB, Rubens Bomtempo, seguido de Yuri Moura (PSOL). Os demais seguem a ordem alfabética. As respostas foram encaminhadas por escrito pelos candidatos, que tiveram o limite de 500 caracteres contando com o espaço.
Leia também: Acompanhe a cobertura das Eleições 2024
Tribuna de Petrópolis: Neste ano, o número de incêndios florestais cresceu 167% em Petrópolis, segundo o Corpo de Bombeiros. A cidade tem registro de seca de leve a moderada, de acordo com o Inmet, o que agrava o problema. Dentro da atuação possível à Prefeitura, como pretende combater as queimadas em um eventual governo?
Rubens Bomtempo (PSB): “A Defesa Civil mantém plano de contingência que organiza a atuação de cada órgão na ação de resposta, para atuar em períodos de estiagem, incluindo combate aos incêndios florestais, e trabalha em apoio ao Corpo de Bombeiros. O combate às queimadas é atribuição do Estado e o município atua na forma que lhe cabe. Vamos cobrar do Governo do Estado um maior investimento no Corpo de Bombeiros, para garantir maior estrutura e capacidade de resposta nesses casos de incêndios florestais.”
Yuri Moura (PSOL): “Como deputado pedi a Federação a construção no PARNASO de uma estrutura para o combate a incêndio. O Parque conta com 30 brigadistas (12 Teresópolis/18 Petrópolis) trabalhando em condições precárias. Traremos verbas de emendas para garantir estrutura e ampliar o quadro de brigadistas do ICMBio e de voluntários, que serão treinados e capacitados. Realizaremos ações preventivas com o Grupamento de Proteção Ambiental para atuação estratégica e complementar à dos brigadistas e do Corpo de Bombeiros.”
Doutor Santoro (Novo): “Um dos pilares fundamentais será a educação e conscientização, através de campanhas contínuas nos bairros, escolas e empresas. Vamos articular e discutir ações conjuntas de prevenção e combate às queimadas com outros órgãos e intensificar a fiscalização e criação de programas de monitoramento ambiental. Um dos principais problemas das queimadas está no descarte irregular de lixo, e ao endireitarmos a gestão de resíduos sólidos da cidade, esse problema se resolverá em grande parte.”
Eduardo do Blog (Republicanos): Na parte que cabe ao município, faremos programas de educação ambiental, campanhas de conscientização e promoção de práticas como agroecologia e manejo sustentável do solo. Daremos todo apoio possível, atuando em parceria com Bombeiros Militares e Civis.
Hingo Hammes (PP): “Promover campanhas de conscientização e fortalecer a educação ambiental nas escolas. Combate às queimadas precisa ser de toda população. Outra medida que pode auxiliar é a Integração do CIMOP as câmeras de segurança ou vigilância privada por meio de compartilhamento, conforme previsão na Lei Municipal nº 8.656 de 22 de novembro de 2023, além de articular com a Defesa Civil e Bombeiros Militares a criação uma força tarefa auxiliar de voluntários com formação em combate de incêndios.”
Veja outras publicações das entrevistas:
- Transporte público: Candidatos a prefeito comentam crise no transporte público
- Saúde: Reunião no dia 23 deve debater convênio do Santa Teresa com a Prefeitura; candidatos comentam
- Educação: Candidatos a prefeito comentam resultados abaixo da meta da educação municipal no Ideb
- Prevenção às tragédias: Candidatos a prefeito apresentam propostas para déficit habitacional de Petrópolis
- Mobilidade urbana: Estudo da Coppe/UFRJ prevê retorno do Terminal Alto da Serra; candidatos comentam
- Servidor público: Candidatos apresentam proposta para a gestão previdenciária
- Coleta de lixo: Moradores relatam deficiência na coleta de lixo, que vive crise; candidatos comentam
- Crise do ICMS: Petrópolis começará 2025 com queda de recursos e devolução de valores; candidatos comentam
- Obras pendentes: Candidatos a prefeito comentam como darão andamento a obras pós chuvas com menos recursos em 2025
- Cultura e turismo: Candidatos apresentam propostas para retomar protagonismo de Petrópolis em relação a eventos
- Transporte alternativo: OMS recomenda uso de bicicletas para saúde e mobilidade; candidatos comentam
- Geração de empregos: Comércio tem pior desempenho em geração de empregos desde a pandemia; candidatos comentam