• Obstetra explica os cuidados que devem ser tomados para o nascimento do bebê

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • Diane Leite, profissional médica do Hospital Santa Teresa, destaca que são prioridades: a temperatura adequada da sala, a garantia do contato pele a pele e a amamentação imediatamente após o nascimento

    14/05/2023 16:50
    Por Redação/Tribuna de Petrópolis

    A saúde do recém-nascido depende de muitos cuidados durante a gestação, como alimentação, atividades moderadas e os exames do pré-natal. Outro ponto fundamental para a saúde do bebê e da mãe é a escolha da maternidade – que precisa ter toda a infraestrutura capaz de dar suporte em casos de emergência.

    “Todas as mães sonham com este dia e esperam que seja um parto tranquilo e sem intercorrências, mas eventualmente podem ocorrer situações que necessitam de um cuidado maior ou intervenções inesperadas. Nos bastidores de um parto, muitos fluxos e protocolos são seguidos para a garantia de boas práticas de nascimento e segurança da paciente”, explicou a obstetra Diane Leite, profissional do Hospital Santa Teresa, ressaltando que um parto seguro começa sempre no pré-natal, já que é o momento de orientar a mãe e pesquisar doenças e fatores de risco, corrigindo deficiências nutricionais e diminuindo os riscos de intercorrências na gestação e no parto.

    A obstetra enumera como prioridades a temperatura adequada da sala, a garantia do contato pele a pele e a amamentação imediatamente após o nascimento, o clampeamento oportuno do cordão e prevenção à hemorragia pós-parto.

    “Para possíveis intercorrências do ciclo gravídico puerperal é necessária uma equipe especializada e capacitada para possíveis intervenções. Ter uma UTI Neonatal, centro cirúrgico estruturado, obstetras, pediatras e enfermagem treinados e capacitados são pontos fundamentais deste atendimento. O acompanhamento feito ao longo dos nove meses vai contribuir para que o parto flua com tranquilidade”, afirmou.

    Foto: Divulgação

    Últimas