Obras na Paulo Barbosa começam com a demolição do abrigo Oscar Weinschenck
Construído há mais de 70 anos, o abrigo Oscar Weinschenck, na Paulo Barbosa, foi demolido no último fim de semana. A obra é o pontapé inicial da revitalização da rua e está sendo realizada com recursos privados, por meio de uma Parceria Público Privada (PPP) com a Prefeitura. Segundo a CPTrans, no local serão construídos novos pontos de ônibus e a calçada será refeita. O mesmo acontecerá no outro lado da rua, em frente ao terreno onde funcionava o supermercado Extra (que pegou fogo há dois anos), onde a calçada também passará por reforma.
Leia também: Dois anos após incêndio na Paulo Barbosa, Extra anuncia projeto de nova unidade
Além do novo calçamento e do ponto de ônibus, também serão construídas lojas no local onde existia um estacionamento. De acordo com a CPTrans, as intervenções têm previsão para estarem prontas em dezembro. Até lá, os usuários da Viação Turb terão outros pontos de embarque e desembarque. Houve realocação de cinco linhas: 70 (Posse/ Gaby executivo) e 77 (Itaipava executivo) que estão parando em frente ao supermercado Terê Frutas também na Paulo Barbosa; 670 (Araras X Centro) e 672 (Águas Lindas executivo) que foram para a Rua Caldas Viana; 700 (Terminal Itaipava) e 780 (Terminal Itaipava Direto) foram deslocadas para cerca de 100 metros a frente, próximo ao Shopping Mercado Estação).
A demolição do abrigo começou no domingo, mas o bar que funciona no local há mais de 30 anos segue de pé. Segundo um dos proprietários, Milton Pereira de Souza, de 66 anos, o estabelecimento não será demolido. “A promessa da CPTrans é que não vão tirar a gente daqui. É o que esperamos. Pagamos aluguel à CPTrans e precisamos desse bar”, disse o comerciante.
Em nota, a CPTrans informou que o estabelecimento “também receberá intervenções em uma nova fase das obras”, mas não especificou que tipo de intervenções seriam. A banca de jornal que existia no abrigo também foi realocada e agora está funcionando ao lado do chaveiro, cerca de 100 metros à frente, na mesma rua.
A revitalização da Paulo Barbosa vem sendo discutida e esperada há anos. O projeto já foi aprovado pelo Iphan e está disponível no site da Prefeitura dentro do Plano Municipal de Mobilidade (PlanMob). O projeto prevê uma completa reformulação da região, com a ampliação das calçadas, instalação de abrigos de ônibus, mudança na disposição do ponto de táxi e do estacionamento rotativo.
De acordo com o projeto, a calçada ganhará mais 50 centímetros e os pontos de ônibus (que ficarão separados) terão 2,50 metros e contarão com bancos e coberturas para os usuários. A CPTrans não informou quando começa essa próxima etapa da obra de revitalização da Paulo Barbosa.