Obras de restauração deixarão o Theatro D. Pedro fechado até o segundo semestre
O início das obras para restauração do Theatro D. Pedro, previsto para fevereiro, vai deixar o espaço fechado até a conclusão dos trabalhos, que devem se estender até o segundo semestre deste ano. As intervenções, que também vão garantir melhorias no prédio anexo, serão realizadas com R$ 2,5 milhões em recursos garantidos por emenda parlamentar. A licitação para definir a empresa que vai executar a obra será realizada no dia 21 de janeiro. Em 2017, o teatro recebeu 153 espetáculos, com um público de 34.949 pessoas.
“Precisamos valorizar o que temos de melhor na cidade. A reforma do teatro é um sonho antigo da classe artística e estamos atendendo a esse pedido, mesmo diante de um cenário de crise. Vale a pena lembrar que essa verba é federal, carimbada, e não pode ser utilizada para outro fim”, destaca o prefeito Bernardo Rossi.
Os projetos preliminares, básico e executivo da restauração, foram elaborados pela GM&B Arquitetura e Construção Ltda – ME, vencedora da licitação realizada em junho deste ano. A empresa classificou a proposta no valor global de R$ 103.734,18. No projeto está prevista a revitalização da infraestrutura do prédio, como a revisão geral das instalações elétricas, restauração das poltronas, criação de acessibilidade para deficientes físicos, conserto de infiltrações, entre outras melhorias.
No anexo já existente serão construídas salas para atividades culturais, incluindo a sala de ensaio do Coral Municipal de Petrópolis, que também servirá para outros grupos musicais que venham a ser criados pelo município, e uma sala de dança multifuncional que servirá para corpos artísticos diversos e futuros projetos.