• Obras de reforço estrutural do Túnel Extravasor minimizam impactos da chuva no Centro de Petrópolis

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 23/mar 20:17
    Por Redação/Tribuna de Petrópolis

    As obras de reforço estrutural do Túnel Extravasor, que já tiveram a primeira etapa concluída no ano passado, garantiram o escoamento das águas das fortes chuvas que afetaram o município de Petrópolis nas últimas 24 horas. Equipes que trabalham na segunda fase das intervenções na galeria reforçaram, nos últimos dias, os serviços de prevenção, com a limpeza e desobstrução das comportas para evitar que o lixo e outros detritos arrastados pelas chuvas bloqueassem a saída de água. O trabalho ajudou a minimizar os alagamentos e garantiu o pleno funcionamento do Extravasor, equipamento construído em 1960 pelo Governo Federal e que não recebia nenhum investimento e manutenção desde então.

    O governador Cláudio Castro ressaltou que sua gestão tem a segurança dos moradores de Petrópolis como prioridade e enfatizou que segue monitorando os locais mais vulneráveis do município.

    “Não queremos que o que aconteceu em 2022 se repita aqui ou em qualquer outro município. Estamos empenhados em reforçar a infraestrutura da cidade, uma região que sofre constantemente com fortes chuvas. O Túnel Extravassor, que não recebia investimentos há décadas, é um grande exemplo do nosso comprometimento”, afirmou o governador Cláudio Castro.

    Na primeira etapa das obras de reforço do túnel, foram realizados os trabalhos de requalificação do fluxo hidráulico para melhor escoamento das águas pluviais e redução dos riscos de alagamento, desobstrução e desassoreamento do piso do túnel. Já na segunda etapa, que está em andamento, equipes técnicas atuam nos serviços focados nas comportas da galeria, no jateamento de concreto nas paredes e no teto, além de realizar a aplicação de resina anticorrosiva no concreto. O investimento nessa segunda fase é de R$ 41 milhões e a conclusão prevista é para março de 2025. Ao todo, a obra recebe investimento de R$ 109 milhões.

    O secretário de Obras Públicas e Infraestrutura, Uruan Andrade, destacou a importância das intervenções em andamento, inclusive para amenizar os impactos causados pelas chuvas.

    “Essas obras são fundamentais para melhorar o escoamento das águas durante os temporais e minimizar os alagamentos no Centro Histórico de Petrópolis. Os moradores da região já percebem hoje a diferença após as intervenções realizadas pelo Governo do Estado” ressaltou Uruan.

    Últimas