• Obras da União e Indústria dificultam ainda mais o estacionamento no centro do distrito de Pedro do Rio

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 07/10/2021 18:38
    Por Raphaela Cordeiro

    As obras de revitalização da Estrada União e Indústria são aguardadas pelos motoristas, mas alguns pontos acabam gerando transtornos. Nesta semana, a Tribuna mostrou os reflexos da intervenção do DNIT, somada a uma obra da Águas do Imperador, em Itaipava. Mas em Pedro do Rio – no trecho sob gestão do Estado, e cujas obras são de responsabilidade do Departamento de Estradas de Rodagem (DER), outro ponto aparentemente simples tem causado problemas para os moradores: uma canaleta aberta impede o estacionamento dos motoristas.

    A área já apresenta dificuldades neste sentido há tempos. Com as obras, a situação ficou ainda mais difícil. Isso porque o escoamento da água é feito com a canaleta aberta, o que impede os motoristas de pararem seus carros na via.

    Trecho da Estrada União e Indústria, em Pedro do Rio, já revitalizado. Canaletas abertas.

    De acordo com o comerciante Leonardo Pércia, o comércio não pode perder os poucos espaços que tem para o cliente parar o carro. Dono de delivery de pizza e hambúrguer, Leonardo está trabalha na região há 16 anos e afirma que o problema é antigo.

    “Todo mundo ficou muito feliz com a obra e com o asfalto novo. Porém, já temos uma dificuldade imensa de estacionamento para as pessoas irem consumir no comércio. Uma boa parte do comércio que usava o estacionamento da lateral da via, acabou sendo prejudicado”, disse.

    No trecho de Itaipava, onde a responsabilidade da obra é do governo federal, o padrão é outro: as novas canaletas foram feitas cobertas, facilitando o estacionamento em diversos trechos. “A gente gostaria que essas nossas canaletas também fossem fechadas para que o nosso comércio pudesse usar essa parte da pista como estacionamento”, diz Leonardo.

    Trecho da Estrada União e Indústria, em Itaipava, já revitalizado.

    Jonas Borges, de 38 anos, despachante na região, também mostrou insatisfação com as canaletas. Ele informou que chegou a procurar o responsável pela obra no trecho pedindo que as canaletas fossem feitas da mesma forma que foram realizadas em Itaipava. “Cheguei a falar com o encarregado da obra e ele disse que só cumpre ordens”, disse o despachante.

    A obra da Estrada União e Indústria no trecho entre a Posse e Pedro do Rio está sendo realizada pelo Departamento de Estradas e Rodagem (DER). O trecho entre o Centro de Petrópolis e Itaipava é de responsabilidade do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT). A previsão de conclusão das obras é para o ano que vem.

    A Tribuna entrou em contato com o DER, mas até o fechamento desta matéria não obtivemos resposta.

    Últimas