Obras, asfalto e LED fizeram mais bem aos vereadores do que ao prefeito
Coloquem reparo na quantidade de votos que os vereadores obtiveram este ano. É bem superior que a média dos que foram eleitos em 2020 conquistaram. Naquele ano, Yuri foi campeão com 3.742 votos e o eleito com menor quantidade de votos foi Mauro Peralta com 1.169 votos. No miolo, candidatos eleitos com cerca de 2,5 mil votos. Este ano, o sarrafo subiu muito. Junior Coruja, o mais votado, foi escolhido por 5.715 pessoas. A eleita com menor quantidade foi Livia Miranda, com 2.152 votos. Quatro vereadores fizeram mais de 4 mil votos e o miolão ficou entre 2,5 mil e 3 mil votos.
Azeitona na empada dos outros
E a gente faz a reflexão: como o asfalto, novos espaços para a saúde e lâmpadas de LED fizeram bem aos candidatos à reeleição para a Câmara, né? Fizeram muito mais bem a eles do que a Bomtempo que colocou a azeitona na empada dos outros.
Recorde permanece
Mesmo com essas votações expressivas – e mesmo com Coruja conquistando 5.715 votos – o recordista continua sendo Ronaldo Medeiros que, em 2004, teve 6.323 votos.
Doído
Não é só a derrota nas urnas que faz doer o coração do prefeito Rubens Bomtempo. O distanciamento de algumas pessoas assim que a apuração foi encerrada é uma dor mais profunda.
Nova profissão
Tem candidato derrotado nas urnas que ficou sem emprego, mas vai poder trabalhar de coveiro. Enterrou a carreira política dele e do colega. Calma, gente! Nem fomos nós. Circula nas redes.
É mole?
Isa Jane Marcondes foi eleita vereadora em Dourados, no Mato Grosso do Sul. E seu mote de campanha foi o seguinte: “como a cidade está uma zona, vote em mim que de zona entendo”. Isa Jane é dona de um prostíbulo ainda que seja filiada ao Republicanos e se declare conservadora e bolsonarista. Mas a campanha deu certo.
Divertidamente
Doutor Santoro ficou em último na eleição a prefeito, mas nem assim saiu de cara feia com o resultado. “Não me arrependo de nada que fiz, me diverti muito nesse processo e tive a oportunidade de dizer a minha verdade, para a minha cidade”, afirmou. Não só se divertiu como divertiu a gente também!
Estratégia
Bomtempo ao atacar Yuri Moura diz que está magoado, mas não é isso. Bomtempo não querer ter ninguém da esquerda competindo com ele. Paulo Mustrangi foi o esquerdista que sobressaiu além de Bomtempo e chegou a prefeito com aquele recorde de 110 mil votos (tinha um contexto nacional também, é verdade). Tanto que Bomtempo o chamou de volta ao seu lado, para ter a rédea na mão. Com Yuri, deputado estadual e tomando cada vez mais projeção e o derrotando no primeiro turno, Bomtempo partiu para o ataque, afinal, 2026 é logo ali. O atual prefeito, é claro, vai disputar eleição a deputado.
Mais apoio
E Junior Coruja, presidente da Câmara, reeleito e com a maior votação desse pleito, do time de Bomtempo até ontem, nem bem esperou o defunto esfriar e declarou apoio a Hingo Hammes. Brincadeiras à parte, seguiu uma decisão do partido, o PSD. A expectativa é de que outros vereadores reeleitos, sem Bomtempo na parada, como Junior Paixão, declarem apoio a Hingo Hammes. Mesmo porque eles eram Hammes e depois foram de fininho cooptados por Bomtempo.
Soldado
Antes de tomar posse como vereador em 1° de janeiro – agora eleito e não mais suplente – Léo França vai ter uma missão dada por Bomtempo: reassumir a Comdep nos últimos meses de governo.
Fiquem de olho
Nossos queridos vereadores – passada a euforia da reeleição para alguns e a ressacada eleitoral para os que não foram bem sucedidos – estão ligados de que ao apagar das luzes em uma gestão é preciso estar de olho e fiscalizar as secretarias e companhias de economia mista que fazem algumas, digamos, mágicas para fechar a gestão?
Contagem
Petrópolis está há 1 ano e 152 dias sem os 100% da frota de ônibus nas ruas depois do incêndio na garagem das empresas.
Contatos com a coluna: lespartisans@tribunadepetropolis.com.br