Obra ocupa calçada e parte de rua no Bingen
A perfuração de um poço artesiano, por uma equipe da Águas do Imperador, na Paulo Hervê, em frente a Cervejaria Cidade Imperial, tem deixado os moradores da região assustados e revoltados com a nova intervenção. A obra tem causado muito transtorno no local. Isso porque o trânsito fica congestionado, devido aos equipamentos de proteção instalados em torno do poço, máquinas e caminhões que ocupam a calçada e parte da pista de veículos. Além disso os vizinhos reclamam do barulho.
Comerciantes do local também não estão satisfeitos com o empreendimento. De acordo com eles, o tumulto diário na região tem afastado os consumidores, que afirmam ter perdido o mínimo de comodidade que a área oferecia. A população pede explicações ao poder público sobre as autorizações concedidas para realizar o procedimento, e questiona a autoria da perfuração do novo poço.
O fato de parte da via ter sido nivelada na altura da rampa que dá acesso a entrada da cervejaria é outra reclamação. “Ao invés de eles diminuírem a rampa até a altura da rua, eles levantaram parte dela. Onde já se viu isso? Além disso, esse poço artesiano no meio da calçada não vai trazer problemas futuros? Sim, porque problemas atuais já estamos tendo, não é?”, afirmou revoltado um morador da região que preferiu não se identificar.
Os motoristas também não estão satisfeitos com os constantes engarrafamentos no local. “Sempre dizem que as obras estão terminando, que as interdições são temporárias. Mas sempre surge uma nova obra. Aí fica difícil passar um único dia aqui com tranquilidade”, afirmou outro morador.
Águas do Imperador diz que obra é importante
Para garantir o abastecimento abundante e seguro de toda a região que abrange o Bingen, Mosela, Ingelheim, Manoel Torres, Battailard, Duarte da Silveira, Centenário, Capela e adjacências, Águas do Imperador iniciou, em dezembro do ano passado, as obras para a ampliação do abastecimento.
O primeiro passo foi aumentar a produção de água destinada à região, ampliando a captação de água para o sistema Mosela, responsável pelo abastecimento da região, e mais a disponibilização dos sistemas alternativos de Ponte de Ferro e Rio da Cidade. A ETA Mosela teve seu sistema de automação modernizado, o que ampliou seu tempo de operação em mais três horas/dia, acrescentando 3 milhões de litros/dia de água tratada ao sistema.
No Bingen, onde foi instalada a Cervejaria Imperial, 1, 5 Km de redes de água foram redimensionadas de 75mm para 200mm (que aumenta a vazão em sete vezes) e 500m de redes de esgoto implantadas, e no dia 27 de julho foi iniciada a obra de perfuração do primeiro de três poços artesianos profundos, que acrescentaram 900 mil litros/ dia ao abastecimento do bairro e, consequentemente, de toda a região. Esse primeiro poço fica na Rua Dr. Paulo Herve e os outros dois serão perfurados nas ruas Henrique Raffard e Jorge Justen, respectivamente.
Esse conjunto de ações garante o abastecimento abundante e seguro para toda a região. “Desde a última estiagem severa, em 2014, Águas do Imperador passou a dar prioridade à prevenção, nas ações relacionadas ao abastecimento. É é com este olhar que planejamos as obras no Bingen e região. Com a ampliação da produção, incluindo os poços, o Bingen passa a ser uma das regiões com maior oferta de água”, afirma Marcio Salles, superintendente de Águas do Imperador.