• Obra irregular no Casarão de Nair de Teffé na Estrada da Saudade é embargada pela prefeitura

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 29/01/2021 11:36
    Por Janaina do Carmo

    A Prefeitura de Petrópolis embargou uma obra irregular que estava acontecendo no casarão da Nair de Teffé, na Estrada da Saudade. Os fiscais da Secretaria de Obras foram até o local no dia 22, após receberem denúncias. De acordo com o governo municipal, as licenças para as intervenções não foram apresentadas pelos responsáveis. Ainda segundo a prefeitura, caso haja descumprimento do embargo pode ser aplicada uma multa de R$1.500.

    A obra começou no final do ano passado e até o momento um muro foi construído na entrada principal do imóvel. Tapumes também foram instalados no casarão. A casa é tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Instituto Estadual do Patrimônio Cultural (Inepac) e pelo Conselho Municipal de Tombamento Histórico, Cultural e Artístico de Petrópolis.

    Em julho de 2018, o imóvel foi interditado pela Defesa Civil (DC) após um incêndio. Na época, os fiscais encontraram problemas estruturais no imóvel, que também servia de abrigo para moradores de rua e usuários de drogas. Um ano antes, o casarão já tinha sido vistoriado pela DC, que identificou a necessidade de reforma completa.

    Em 2016, parte do telhado do imóvel ruiu e revelou o total abandono do casarão, que já foi sede da Fundação Paulo Amorim e de um Posto de Saúde da Família (PSF). A casa pertenceu à pintora, cantora e atriz Nair de Teffé, viúva do ex-presidente da República General Hermes da Fonseca, que herdou o imóvel após a morte dos pais. Nair deixou o casarão em 1940, quando mudou-se para a cidade do Rio de Janeiro.

    Últimas