Obesidade é risco de morte

06/jun 08:00
Por Professor Luiz Carlos Moraes

Boa parte da população gostaria de ser magro (a) muito em função da estética e até a própria mídia explora isso. Entretanto, ser magro (a) a importância deveria ser focada na questão da saúde porque a obesidade é comorbidade relacionada à mortalidade precoce. Um dos muitos estudos conclusivos sobre essa questão foi conduzido por Sun Q, et. al (2009) do Departamento de Nutrição, Harvard School.

O estudo, que durou 20 anos, acompanhou 17.065 mulheres que sobreviveram até pelo menos 70 de idade de forma saudável sem histórico de 11 doenças crônicas e sem limitações físicas cognitivas ou mentais tais como (câncer, diabetes, doença coronariana, derrame, doença de Parkinson e esclerose múltipla). Das mulheres que chegaram aos 70 anos de forma saudável, 1.686 (9,9%) foram as que durante a vida de meia idade controlaram o Índice de Massa Corporal (IMC) com estilo de vida saudável fazendo exercícios físicos regulares e alimentação equilibrada. As que mantiveram o IMC entre (18,5 – 22) foram as que se enquadraram no objetivo do estudo. As que chegaram aos 70 anos com uma ou mais doenças referidas ou foram a óbito antes dessa idade se enquadraram no IMC de (30 ou mais). As menores chances vão se acumulando a partir do IMC de 25. Claro.

Não é nenhuma novidade que a obesidade encurta a vida. Pior é saber que muitas pessoas procuram as formas mais dolorosas e caras com procedimentos estéticos, corta aqui, estica ali, e no final das contas, em termos de vida saudável, não adianta nada. Se chegarem aos 70 anos, chegam com comorbidades sem qualidade de vida. O IMC é calculado dividindo-se o peso pela sua altura elevada ao quadrado. Diz-se que o indivíduo tem peso normal quando o resultado do IMC está entre 18,5 e 24,9. E você? Está dentro do peso normal?

Em tempo. O IMC não se aplica a pacientes oncológicos, gestantes e atletas. Os atletas possuem peso maior por conta do ganho de massa muscular. Prof. Moraes

Literatura Sugerida:

Sun Q, Townsend MK, Okereke OI, Franco OH, Hu FB, Grodstein F. Adiposity and weight change in mid-life in relation to healthy survival after age 70 in women: prospective cohort study. BMJ. 2009;339:b3796. Published 2009 Sep 29. doi:10.1136/bmj.b3796

Últimas