• Obediência x desobediência

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 23/02/2018 12:15

    “O pecado entrou no mundo por meio de um só homem (Adão), e o seu pecado trouxe consigo a morte. Mas o resultado do que foi feito por um só homem, Jesus Cristo, é muito maior. Portanto, assim como um só pecado condenou todos os seres humanos, assim também um só ato de salvação liberta todos e lhes dá vida.” (Romanos 5.12,17,18 – NTLH)

    Neste texto, vemos contrapostos dois comportamentos: o de Adão e de Jesus. Adão DESOBEDECEU a Deus. Jesus OBEDECEU a Deus. 

    O ato de desobediência trouxe a expulsão do jardim do Éden e confinou a humanidade numa vida de sofrimento, injustiça e morte. Assim, vemos a origem de toda corrupção, mentira, violência, sofrimento e morte na história da humanidade: a desobediência a Deus. O ser humano é escravo da desobediência por sua natureza pecadora. E, ao mesmo tempo, é vítima dessa desobediência, pois promove todo tipo de crueldade contra si próprio e contra toda boa criação divina. Foi por causa da desobediência a Deus que passou a reinar no mundo a vontade do diabo, seduzindo e enganando todos os seres humanos ao longo da história da humanidade, levando-nos a cair em tentação, fazendo-nos permanecer nesta triste situação.

    Porém, o apóstolo Paulo também mostra o antídoto contra esta desobediência: a obediência de Jesus, que foi obediente ao Pai até o fim, dizendo: “que seja feita a tua vontade” e, assim, entregou-se voluntariamente para salvar a humanidade. 

    Na história da humanidade, dia após dia, convivemos com as consequências da nossa desobediência e rebeldia contra Deus. Mas, especialmente neste período de Quaresma, somos chamados a refletir sobre nossa vida, nos arrepender de nossa desobediência e olhar para a obediência de Cristo.  Assim, poderemos diminuir os males que causamos a nós mesmos e tornar a vida na terra menos ruim.

    Através do exemplo de obediência de Jesus que aprendemos a submissão à vontade do Pai, vontade que é paz, amor, justiça. É tempo de buscar perdão pela nossa desobediência, perdão que encontramos somente na cruz de Cristo. 

    Conheça a Igreja Evangélica de Confissão Luterana em Petrópolis. 

    Avenida Ipiranga, 346.

    Cultos todos os domingos às 09:00h. Tel. 24.2242-1703

    Últimas