• OAB Mulher faz abaixo-assinado para cobrar instalação de Delegacia da Mulher em Petrópolis

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 07/maio 08:17
    Por Wellington Daniel | Foto: Arquivo/Agência Brasil

    A Comissão da Mulher da OAB Petrópolis organizou um abaixo-assinado para cobrar a instalação de uma Delegacia Especializada em Atendimento à Mulher (DEAM) em Petrópolis. Até essa terça-feira (06), a iniciativa contava com mais de 2 mil assinaturas. Uma audiência pública na Câmara Municipal de Petrópolis também deve debater o tema no dia 19 de maio.

    Dados do Instituto de Segurança Pública do Rio de Janeiro (ISP-RJ) apontam que, somente no primeiro trimestre de 2025, já foram contabilizados 49 casos de violência contra a mulher em Petrópolis, seja física, psicológica, moral, sexual ou patrimonial. Destes, um foi registrado como feminicídio e dois como homicídio doloso.

    Em fevereiro de 2022, o governador Cláudio Castro sancionou uma lei que autorizou a instalação da DEAM em Petrópolis. No entanto, mais de três anos depois, a efetiva implementação ainda não ocorreu.

    Para a OAB Mulher, a instalação da delegacia vai garantir a proteção integral a todas as mulheres, que sejam vítimas de qualquer tipo de violência. “A DEAM poderá fornecer um espaço de acolhimento com atenção especializada, visando melhor assistir à mulher vítima dos diversos tipos de violência”, aponta a nota de divulgação do abaixo-assinado.

    Em nota, a Polícia Civil informou que, de acordo com o Departamento-Geral de Polícia de Atendimento à Mulher (DGPAM), a implementação de uma Delegacia de Atendimento à Mulher (Deam) em Petrópolis segue em processo de instalação. A corporação destacou que as delegacias da cidade, como todas as demais, são capacitadas para esse tipo de atendimento.

    O abaixo-assinado pode ser encontrado clicando aqui.

    Leia mais notícias sobre Petrópolis e região:    

    Últimas