• O socialismo no Brasil

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 29/02/2016 12:00

    Também o Brasil a exemplo da grande maioria das nações foi tocado pelas ideias relativas ao socialismo que ganharam grande dimensão em todo o mundo no século XX. 

    Ideal por muitos considerado generoso, compreendido segundo a formulação clássica como a primeira fase do comunismo, objetivava uma relação menos conflituosa e perversa entre o capital e o trabalho e que naquele momento se contrapôs à exploração advinda com a revolução industrial e as demandas campesinas.

     Sem a pretensão de aprofundamento do debate relativamente ao mérito acerca do socialismo, seja utópico ou científico, se bom ou ruim, se vale ou não a pena vê-lo instalado, o fato é que no nosso país vários foram as pessoas que se entregaram de modo intelectual e rigorosamente honesto àquele ideal acreditando com sinceridade em dias melhores para o conjunto da sociedade. 

    A luta de pessoas honradas em prol de uma perspectiva de melhor proveito social para o país foi realmente notável e até comovedora. Como não relembrar a figura estoica de Luiz Carlos Prestes, o “Cavaleiro da Esperança”, com a luta pertinaz em favor do ideal ao empreender o movimento nominado “Coluna Prestes”?  Que viu a sua companheira de origem judaica, Olga Benário Prestes, entregue a Alemanha de Hitler e posteriormente assassinada pelo regime infame? 

    De outros valorosos como João Amazonas, Mauricio Grabois, Cândido Portinari, Joaquim Câmara Ferreira, Plinio de Arruda Sampaio, Giocondo Dias e tantos mais, cujas vidas foram dedicadas com a pureza dos idealistas à causa do socialismo, muitos sacrificados e penalizados com a própria morte pela intolerância?  

    Foi realmente épica a luta sem tréguas de tantos brasileiros, permeada por hígidos princípios em favor de um mundo melhor. 

    Eram outros tempos, enfim! 

    Desgraçadamente para o ideal socialista, há treze longos anos o país se vê entregue a uma súcia oportunista que, em seu nome, vem desmoralizando e ecoando farisaicamente tais ideais, promovendo um antiético e imoral assaque aos melhores e mais sagrados valores da nação brasileira como os intermináveis escândalos de corrupção endêmica, sistemática e inacreditavelmente persistente.  

    O Partido dos Trabalhadores, com a sua retórica e despido de sérios e honestos propósitos, ao chegar ao poder cuidou em desconstruir, desmoralizar e apressar a ruína e a má fama, desgastando da maneira mais irresponsável a palavra socialismo e o seu sentido mais verdadeiro seja lá em qual das suas vertentes. 

    Passado este período trevoso, dos socialistas de araque,  da esquerda de “black tie”, de  simples ordinários se dirigindo ao cárcere por se locupletarem com recursos públicos  com seus punhos esquerdos ridiculamente levantados, será muito difícil a curto e a médio prazos resgatar minimamente um conceito moderadamente positivo de socialismo. 

    Assassinaram  a  utopia.  

    A história, oportunistas da estrelinha esmaecida, lhes será implacável, impiedosa mesmo…! 

    Últimas