• O retorno de SEBASTIÃO MALTA SATIRO ao regaço paterno!

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 03/10/2023 08:00
    Por Fernando Costa

    Sebastião do Parrô como era carinhosamente conhecido, esteve junto à empresa mesmo antes do início das atividades comerciais do famoso restaurante.

    Sim, tão logo a família Valentim iniciou a construção do imóvel Sebastião fez parte da equipe de funcionários, desde o emboço, até a colocação de telhas.

    Ao final da obra, o então jovem Sebastião, recebeu a proposta do Casal Valentim, isto é, Maria Guilhermina e Carlos Alberto a que ele, junto ao filho do Casal de nome Carlos, popularmente conhecido como Carlinhos abraçassem o projeto se tornando assim o primeiro restaurante especializado na culinária portuguesa naquela região.

    E assim Sebastião iniciou seu apostolado repleto em zelo, carinho e dedicação. O tempo passou e Carlinhos veio a falecer. O Casal Valentim perplexo pensou em encerrar as atividades porque o filho Carlinhos era especialista no preparo de bolinhos de bacalhau, pasteis de nata, dentre outros.

    Nesse momento Sebastião disse aos patrões, “eu sei fazer os pasteis de nata, bolinhos, e também, filé ao Parrô, bacalhau a Valentim e a Guilhermina, etc.”

    E sabia mesmo. Desde a cozinha, ao salão, não havendo hora para chegar ou sair, se dedicou a vida inteira.

    A partir de 2010 o casal resolveu vender a empresa, precisavam descansar e cuidar da saúde. Em dezembro de 2015 falece o Sr. Valentim e decorridos cerca de um ano falece Dona Maria Guilhermina.

    Sebastião junto ao sócio Marcelo Raybolt deram continuidade às atividades dessa empresa mantendo a tradição, os bons pratos e o fino trato, pioneiros na gastronomia de Itaipava.

    Na última semana, fomos tomados de tristeza ante a notícia do falecimento de Sebastião, a alma e o símbolo do Parrô.

    Estejam certas Senhoras Regina, sua esposa e, filhas, Alba Valéria, Silvana e Vanessa, fieis guardiães, de nossas orações e apoio. Nesse mesmo fio condutor o abraço e sentido pesar é extensivo aos familiares, notadamente aos genros e netos Lívia e Davi.

    A natureza humana provoca lágrimas e dor, mas, os corações estão cientes de que Sebastião acaba de receber o céu como prêmio amigo! Petrópolis o agradece o muito que fez para que ela Altiora Semper Petens.

    Sebastião Malta Satiro, o “Sebastião do Parrô” cumpriu com fidelidade as palavras de Paulo em 2-TM 4,7 “Combati o bom combate cumpri o meu dever e não perdi a fé”.

    Resta a saudade e a lembrança de incontáveis momentos compartilhados conosco em família. É centelha de luz a brilhar no firmamento. Descanse em paz e vele por nós.

    Últimas