• O que o Volta Redonda pode nos ensinar no futebol?

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 06/03/2023 10:31
    Por Roberto Márcio, especial para a Tribuna

    Em 2022, sob o comando de Neto Colucci, o Volta Redonda terminou rebaixado no Campeonato Carioca. O time, no mesmo ano, disputou a Série A-2 e terminou a competição com o título. O clube hoje realiza uma excelente campanha na Taça Guanabara e pode surgir como uma surpresa na semifinal. Afinal, como os aurinegros do sul-fluminense tem a nos ensinar, como uma cidade que tem três clubes de futebol profissional, mas com poucas conquistas?

    Se falarmos de conquistas do Volta Redonda, tem na sua galeria uma Taça Guanabara (2005), uma Taça Rio (2016), Copa Rio (1994, 1995, 1999, 2007, 2022) e quatro títulos da segunda divisão (1987, 1990, 2004, 2022) só para começar. Ah, esqueci de mencionar que foi campeão brasileiro da Série D em 2016. Por tudo isso e muito mais, o único clube do Sul do estado do Rio de Janeiro a garantir espaço no Museu do Futebol do Pacaembu, em São Paulo.

    E sua trajetória rumo à elite começou na década de 70, assim como o Serrano. Foram raras as vezes em que o Voltaço esteve fora do Campeonato Carioca, o que nos dá uma pontinha de inveja. Vale lembrar que o clube recebeu ajuda da Prefeitura de Volta Redonda, que entre outras coisas ajudou na construção do estádio da Cidadania, que abriga não apenas um complexo esportivo, mas salas de aulas e sedia cursos. Isso é bem interessante porque se transforma em uma referência na Cidade do Aço. O estádio, inclusive, recebe jogos do Carioca, entre eles do Flamengo.

    O que o Volta Redonda tem a nos ensinar sobre o sucesso no futebol? Pelo visto, muitas coisas.

    Arbitral define tabela e regulamento da Série C: Vera Cruz conhecerá seus rivais do Estadual

    O Vera Cruz estará presente nesta segunda-feira, às 15h, na sede da Federação de Futebol do Rio, onde participa do conselho arbitral do Campeonato Estadual da Série C. Nesta reunião, os dirigentes do clube petropolitano vão saber quando vão estrear na competição, a tabela completa e o regulamento da disputa. O diretor e técnico, Alex Arruda, será um dos representantes.

    Arbitral define tabela e regulamento da Série C: Vera Cruz conhecerá seus rivais do Estadual 2

    De acordo com a Federação, os clubes convidados para o arbitral são, ao todo, 18. Além do Vera Cruz, Barcelona, Bela Vista, CAAC Brasil, Clube de Futebol São José, Duque Caxiense, Atlético Carioca, IQSL Brasileirinho, Heliópolis, Mesquita, Paraíba do Sul, Resende Esporte Clube, Riostrense, São Cristóvão, Sociedade Esportiva Paraty, União Central, Uni Souza Futebol Clube e Zinzane Futebol Clube Saf devem enviar representantes no arbitral da Série C.

    Melhorar os números de 2023 e acesso: o desafio de Rogério Pina no Petrópolis nesta temporada

    O comitê gestor do Petrópolis FC bateu o martelo e quer uma temporada melhor do que no ano passado. Bem, vamos olhar os números do time ao longo de 2023: disputou 19 partidas, venceu 10 vezes, empatou outras seis e foi derrotado somente em três ocasiões. Participou do Campeonato Estadual da Série A2 e Copa Rio. Foram 21 gols marcados e 14 sofridos. E superar isso será o desafio do técnico Rogério Pina.

    Melhorar os números de 2023 e acesso: o desafio de Rogério Pina no Petrópolis na temporada 2

    Ainda sobre os números que Pina terá que superar, só no Estadual da A-2, o Petrópolis jogou 11 vezes e levou nove gols – números vazados não bem aceitos. Venceu quatro jogos, empatou outros cinco e perdeu duas vezes, sendo que a primeira derrota foi contra o São Cristóvão, por 3 a 1, e cujo clube ganhou a competição da Segundona. Ficou em quarto lugar no geral.

    Melhorar os números de 2023 e acesso: o desafio de Rogério Pina no Petrópolis na temporada 3

    Com vaga garantida na Copa Rio, Rogério Pina – que será apresentado em breve pelo Petrópolis FC – terá que mirar ir o mais longe possível – se der, o título da competição deste ano. Na temporada passada, o time chegou à semifinal com direito ao show de Denílson, que deixou três no fundo das redes. A equipe fez 10 gols e sofreu cinco no torneio. O título da Copa Rio assegura presença no Brasileiro da Série D ou Copa do Brasil no ano que vem.

    Corrêas vence decisão e impede domínio do Cascatinha no handebol local

    O Corrêas/Titãs venceu o Cascatinha/Tenente por 24 a 12 na manhã deste domingo, no ginásio Belmiro José Sant ́Anna e faturou o tricampeonato municipal do campeonato de 2022. O domínio do Corrêas foi óbvio e com isso evitou que o Cascatinha unificasse duas conquistas – é o campeão da versão masculina. A festa foi enorme após a partida.

    Correas leva a melhor sobre o Cascatinha e fica com o título municipal.
    Foto: Ari Gomes

    Confirmando previsões, Avancini vence de ponta a ponta a Copa Brasil, em Lavras

    A primeira vitória numa prova oficial em 2023 veio neste domingo. O petropolitano Henrique Avancini venceu de ponta a ponta a Copa Brasil de mountain bike, disputada na cidade mineira de Lavras. Com boa cadência e técnica apuradíssima, Avancini confirmou a sua condição de melhor piloto brasileiro e fez o tempo um pouco maior de 1 hora e 25 minutos.

    Torneio de xadrez movimenta Hipershopping neste domingo: todas as inscrições preenchidas

    O Clube de Xadrez de Petrópolis informou, no fim de semana, que se encerraram as inscrições para a disputa do Memorial José Sanches 2023, que será disputado em etapas ao longo deste mês no Hipershopping, no Alto da Serra. Com isso, a primeira competição oficial da modalidade clássica neste ano terá mais de 30 enxadristas nos dias 14, 17, 21, 28 e 31.

    Memorial abre neste fim de semana a temporada do xadrez em Petrópolis.
    Foto: Divulgação

    Inscrições para a segunda edição da American Mille devem abrir nas próximas semanas

    As inscrições para a segunda edição da American Mille deverão ser abertas na semana que vem. A organização e Secretaria de Esportes estão concluindo os últimos detalhes da competição, que está prevista para acontecer no dia 16 de abril, na Avenida Ipiranga. O ponto de inscrição deverá ser na secretaria, na rua 16 de março. A prova de rua terá um pouco mais de 1.600 metros e deve reunir mais de 400 pessoas.

    Bolonista petropolitana treina forte para abertura do Campeonato Estadual, que será no dia 25

    A petropolitana Patrícia Bade está treinando forte para ganhar o máximo de títulos possíveis neste ano no Bolão 16 (Kreuger). A sua estreia na temporada será no próximo dia 25, na Sociedade Esportiva Friburguense, quando vestirá a camisa do Nova Friburgo Country Club na disputa do Campeonato Estadual. E está cheia de confiança, já que quer também lutar por uma vaga na seleção brasileira. E neste domingo, ela foi a goleira do time tricampeão do Corrêas, que derrotou o Cascatinha em casa e faturou o título.

    Bolonista petropolitana treina forte para abertura do Campeonato Estadual, que será no dia 25 2

    Sobre a seleção brasileira, está previsto para este ano o Campeonato Mundial Sênior, que não tem local definido, mas provavelmente a Alemanha volte a sediar o evento. A Confederação Brasileira de Bolão 16 não divulgou ainda os convocados masculinos e femininos para a competição, apenas um atleta que vai jogar o Mundial da Juventude, disputa confirmada para junho, na Alemanha: Arthur Miller Leker, companheiro de equipe de Patrícia Bade.

    Bolonista petropolitana treina forte para abertura do Campeonato Estadual, que será no dia 25 3

    Se não há uma previsão quanto ao Mundial Sênior, por outro lado Patrícia Bade sabe as datas de outras disputas importantes neste ano. Em setembro, vai jogar pelo Nfcc o Campeonato Brasileiro de Clubes, no Esporte Clube Pinheiros (SP) e a atleta de Petrópolis deve representar Itajaí nos Jogos Abertos de Santa Catarina, em novembro.

    DOIS TOQUES

    • Cascatinha fará amistoso no próximo domingo – De olho nos campeonatos municipais, o Cascatinha realizará dois amistosos neste domingo, no estádio Osório Junior: o alvirrubro receberá o RUFC Rio United, às 8h30, pelo sub-11, e às 9h30, o duelo pelo sub-13.
    • Tênis de mesa segue em alta no Pedro do Rio – O experiente Daniel Ramos comanda os treinos de tênis de mesa no Pedro do Rio. Foi ele quem desde a década de 90 formou talentos do esporte no alvinegro do quinto distrito.

    Últimas