O que fazer quando chover em SP? Defesa Civil faz alerta
A Defesa Civil do Estado de São Paulo emitiu alerta para pancadas de chuva e rajadas de vento entre sexta-feira, 18, e domingo, 20. Além de ações preventivas por parte das autoridades, a população precisa redobrar os cuidados preventivos, assim como entender quais medidas devem ser adotadas em meio a uma tempestade para garantir a segurança.
Conforme o órgão estadual, a passagem de uma frente fria trará precipitações significativas, acompanhadas de raios, rajadas de vento podendo chegar a mais de 60km/h e possíveis quedas de granizo em pontos isolados. O acumulado de chuvas no fim de semana pode chegar a 200 milímetros em diversas regiões do Estado paulista.
Orientações de segurança:
Evite lugares abertos, como praias, campos de futebol e estacionamentos;
Evite ficar perto de objetos altos e isolados, como árvores, postes, caixas d’água e quiosques;
No momento da chuva, mantenha distância de aparelhos e objetos ligados à rede elétrica, como geladeiras, fogões e Tvs;
Evite tomar banho durante a tempestade;
Em caso de ventos fortes, tenha cuidado com a queda de árvores, postes, fios e semáforos;
Não desafie a força das águas, não tente transpor uma enxurrada ou andar em áreas tomadas por alagamentos;
Se estiver em uma área de encosta, observe sinais de movimentação do solo, como rachaduras nas paredes, árvores e postes inclinados, e água lamacenta;
Se um fio energizado cair sobre o veículo, permaneça dentro do carro e ligue para o serviço de emergência.
Cadastre-se para receber um SMS ou WhatsApp sobre riscos de desastre – A Defesa Civil de São Paulo envia mensagem (SMS) diretamente para os cidadãos. Para receber alertas, envie um SMS com o CEP da região para o número 40199 ou cadastre-se no WhatsApp, iniciando uma interação com o número (61) 2034-4611.
Cidade de São Paulo
Para os próximos dias, a previsão é de que novos temporais atinjam também a cidade de São Paulo. O prefeito Ricardo Nunes (MDB) afirmou que quantidade das chuvas não deve se equivaler ao que foi observado na última sexta-feira, 11, mas reconheceu que o cenário demanda atenção para reparar os danos já causados e evitar novos problemas.
Na capital paulista, há previsão de pancadas de chuva na tarde e noite de sexta-feira. Também há possibilidade de chuva ao longo do fim de semana, quando as temperaturas também deverão ficar mais amenas, com máxima na casa dos 20ºC.
Temporal registrado há quase uma semana
Na sexta-feira passada, o temporal que atingiu a capital paulista e a região metropolitana provocou mortes e deixou 3,1 milhões de pessoas sem energia. Para amenizar a incidência de ocorrências mais graves, o secretário-chefe da Casa Militar e Coordenador Estadual de Proteção e Defesa Civil , coronel Henguel Ricardo Pereira, afirma que a população deve buscar abrigo seguro e se atentar aos riscos.
“É importante que as pessoas se atentem aos alertas e tenham a percepção de risco em caso de chuva e ventos fortes. Evitem áreas abertas, encostas, tomem cuidado com quedas de árvores e busquem abrigo e um local seguro”, disse ele.
Conforme a Climatempo, no sábado, 19, a preocupação é principalmente com a chuva prolongada, que vai se estender por muitas horas consecutivas e poderá causar alagamentos nos centros urbanos do Estado.
A Enel afirma que mantém o efetivo de profissionais reforçado como medida de prevenção para a nova tempestade prevista para o fim de semana.
Confira a previsão para os acumulados de chuva nos próximos dias:
Região metropolitana e capital: 95 mm;
Vale do Ribeira e Itapeva: 60 mm;
Regiões de Presidente Prudente e Marília: 90 mm;
Baixada Santista e Vale do Paraíba: 100 mm;
Litoral Norte: 150 mm;
Araçatuba, Araraquara, Bauru, Campinas, Franca, Barretos, Ribeirão Preto, São José do Rio Preto, Sorocaba, Serra da Mantiqueira: 200 mm.