• O que eu vi na Copa Tribuninha 2023 é uma visita ao passado

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 19/06/2023 09:00
    Por Roberto Márcio, especial para a Tribuna


    No último sábado, quando acompanhava uma partida da Copa Tribuninha de Futebol no campo 2, me veio um flashback da minha infância. Afinal, quando disputava um campeonato, seja de futsal ou de futebol, me sentia encantado, importante e o centro das atenções. Era na realidade fantástico. E isso, além de muitas outras coisas, me fez dar nota 10 a primeira etapa do evento.


    Jogar um campeonato com uma organização competente e amplamente divulgado, deve ter o mesmo efeito para as crianças de sábado passado se comparada à minha experiência. A memória positiva guardada naquela manhã em Cascatinha será carregada até o fim de sua vida, além da emoção dos pais que estavam na arquibancada. O frio também não os afastou da disputa.


    Visitei meu passado na Copa Tribuninha e foi legal demais. Me vi naqueles garotos das escolinhas. E o evento, tal como o que participei quando era aluno do extinto Colégio São José, é uma contribuição importante para Petrópolis no desenvolvimento do desporto entre os mais jovens. Fazer crescer uma geração saudável é um dever de todos nós, marcando para sempre a vida do atleta mirim, independente da qualidade do futebol que produz.


    Técnico responsável por dois títulos, Renan aprova a Copa


    Responsável pelas escolinhas do Serrano e Promenade – o vencedor dos campos 2 e 3 -, Renan Farah foi o treinador mais vitorioso no sábado da Copa Tribuninha. Ele fez uma reflexão sobre o que rolou no evento em Cascatinha, agradecendo ao organizador Hingo Hammes, ao Grupo Tribuna, os pais e, claro, as crianças que fizeram bonito no sub-9.


    E por falar em recorde, Escola Max deixa sua marca com mais um troféu


    Se Renan Farah tem motivos de sobra para estar feliz por conduzir duas de suas escolinhas nas quatro disputas, o ex-atleta, treinador e representante de Luíz Henrique no Bétis, Jonnhy Max, bateu um recorde na Copa Tribuninha: a Escola Max, comandada por ele, ganhou troféus nas cinco edições realizadas.


    Projeto Social Esportes: do Quitandinha para o evento em Cascatinha


    Há um pouco mais de um ano, começou um projeto social esportivo na quadra da Escola Municipal Marcelo Alencar, e no ginásio da Casa de Portugal, ambos no Quitandinha. A Social Esportes prepara jovens para o futuro através do futebol, e a garotada participou da Copa Tribuninha no último sábado. Participam do projeto 150 crianças e, segundo o responsável pelos treinos, Felipe Raimundo, a proposta é dar qualidade de vida a garotada da região.


    Ao visitar a Copa Tribuninha, representante de Leozinho fala sobre planos para o atleta


    O representante do meia atacante Leozinho, Roger Magalhães, visitou a edição 2023 da Copa Tribuninha e fez revelações importante sobre o craque petropolitano, que foi eleito duas vezes o melhor do mundo no futsal e hoje no Hercílio Luz. De acordo com ele, antes de fechar com o clube catarinense, esteve perto de um acerto com Cruzeiro. “O Pezollano achava que suas qualidades no futsal não ajudariam”, falou.


    Sobre as tretas que teve há três anos com um importante treinador de futsal, Roger Magalhães afirmou que as portas não foram fechadas para Leozinho. Pelo contrário, segundo o representante, as portas ainda estão abertas para o garoto petropolitano na modalidade, mas Leozinho seguirá no futebol. Admitiu, inclusive, ter sondagens do exterior.


    O maior projeto esportivo de Leozinho, entretanto, é chegar a seleção brasileira de futebol para a próxima Copa do Mundo. A ambição do garoto – que já balançou a rede adversária pelo Hercílio Luz – pode ser um indicador sobre levar à sério jogar futebol no exterior. Por enquanto, Roger Magalhães vê espaço para crescimento no time catarinense.


    Projeto Ecoar: sucesso em Teresópolis e na Copa Tribuninha


    O projeto Ecoar foi o vencedor do campo 4 da Copa Tribuninha. O técnico responsável pela garotada, Marcelo Vitally, gostou muito do evento e destacou o projeto que é desenvolvido no Cascatinha; só que uma outra vertente do projeto garantiu o sucesso também no sábado, em Teresópolis, ao ganhar medalhas numa competição de judô.  

    Projeto Ecoar fez sucesso no judô em Teresópolis e ganhou um troféu na Copa Tribuninha.
    Foto: Ari Gomes


    Ao completar 20 anos, Giugiu mira grandes conquistas internacionais


    No sábado, a petropolitana Giuliana Salvini Morgen, a Giugiu, completou 20 anos, sendo os últimos três dedicados ao mountain bike. Top 5 da elite nacional, a competidora vem em uma sequência de provas no Brasil e no exterior em um ritmo alucinante e traça planos para ocupar, nos próximos anos, a liderança brasileira e o sucesso no exterior.

    Giugiu fez 20 anos e tem sido nome importante do Brasil em provas internacionais.
    Foto: Divulgação


    Marcelo Veiga merece uma estátua na sede do Fluminense


    Não dá para mensurar a trajetória do petropolitano Marcelo Veiga no Fluminense. Há mais de uma década pelo clube tricolor, Veiga impulsionou a base do tricolor carioca, revelando jogadores e mais jogadores talentosos que garantiram uma boa fonte de renda ao clube. Ele participou de uma clínica da LPD sobre futebol, em Xerém.


    Laginha é campeão sub-20 e LPD comemora volta da importante categoria


    A volta da categoria sub-20 no futebol é motivo enorme de comemoração pela Liga Petropolitana de Desportos. Afinal, estimula os clubes a darem oportunidade aos jogadores que estão próximos de se tornarem adultos. O Laginha superou o Vera Cruz nos pênaltis após o empate em 3 a 3 no tempo normal. O time de Itaipava ganhou a competição invicto.  


    Fim do jejum de vitórias: na estreia de Allax, Petrópolis/Gonçalense vence e mira briga pelo título da A-2


    Era tudo que o Petrópolis/Gonçalense precisava: uma vitória, em casa, para devolver o time local à briga pela classificação no Campeonato Estadual da Série A-2. Na etapa final, Zé Flores fez boa jogada para o gol de RD, sacramentando o triunfo sobre a Cabofriense. No próximo sábado, vai a Moça Bonita enfrentar o Maricá.

    O Petrópolis Gonçalense conseguiu sua segunda vitória na Série A-2.
    Foto: Ascom Petrópolis


    Vera Cruz perde e resultado dá título da Taça Waldir Amaral ao São Cristóvão


    A derrota do Vera Cruz por 2 a 1 para o São Cristóvão, na tarde deste domingo em Figueira de Mello, deu o título antecipado da Taça Waldir Amaral ao São Cristóvão. O time petropolitano, que vinha de uma goleada, não resistiu ao alvinegro carioca – que soma até aqui 24 pontos. Já os cruzmaltinos se mantiveram com 14.  


    No reencontro entre rivais, Corrêas teve sequência vitoriosa interrompida


    Próximo do fim da fase eliminatória, o Campeonato Carioca de futsal adulto teve uma rodada emocionante no fim de semana. Por fim, o Corrêas teve a sequência de vitórias interrompida no último sábado, em Pau Grande, onde empatou em 2 a 2 com a Liga Mageense. O time petropolitano reencontrou Vitor Machado, seu ex-treinador campeão.


    Vanessa volta de São Paulo com medalha de campeã máster de handebol


    A petropolitana Vanessa Pelli retornou recentemente de São Paulo, onde disputou a Copa Brasil Máster de Handebol. A atleta voltou com uma medalha de campeã no peito, num feito obtido jogando pelo Nasfy. Ela tem enfrentado uma batalha de recuperação no joelho e, mesmo não estando 100 por cento como queria, deu um show e ainda marcou muitos gols no torneio.

    Vanessa Pelli ganhou título em São Paulo e mostra que é umas referência do handebol da cidade.
    Foto: Divulgação


    Piloto de equipe de Petrópolis assume liderança do Brasileiro de Stock Car


    A única etapa da Stock Car no Paraná em 2023 foi das mais bem-sucedidas para Gabriel Casagrande. O piloto da petropolitana Mattheis Vogel foi o maior pontuador da quarta rodada dupla do ano, disputada neste domingo no Autódromo Zilmar Beux, em Cascavel, com 38 pontos, e viu seu desempenho garantir a liderança do campeonato no complemento do primeiro terço da temporada.

    Últimas