• O que é missão?

  • 04/01/2019 10:25

    (Ler Marcos 6.34-44)

    Todos nós conhecemos a história da multiplicação dos pães e dos peixes. Jesus prega para uma multidão de cerca de cinco mil pessoas. Ensina. E começa a ficar tarde. O dia já vai embora. As pessoas que ali estavam e também Jesus e os seus discípulos estão cansados e com fome. 

    A solução proposta pelos discípulos é: “despede-os para que, passando pelos campos ao redor e pelas aldeias, comprem para si o que comer.” Os discípulos não se sentem responsáveis pela multidão. Cada um é responsável por si mesmo e precisa ver como consegue o que comer para saciar a fome. 

    Jesus, surpreendentemente, responde: “Dai-lhes vós mesmos de comer.” Uma proposta inusitada e absurda! De onde iriam ter tanto dinheiro para comprar pão para cinco mil pessoas? “Iremos comprar duzentos denários de pão para lhes dar de comer?” Considerando que o denário é o salário de um dia de um trabalhador braçal, podemos fazer o cálculo levando em conta o que recebe uma diarista: $ 150,00 x 200 dias = $ 30.000,00. Os discípulos não dispunham de trinta mil reais! 

    Mas o que Jesus tinha em mente era algo bem diferente. Respondeu à objeção dos discípulos: “Quantos pães tendes? Ide ver!” Ou seja, Jesus pede que os discípulos verifiquem o que eles tem para repartir com os demais! 

    Vejam diferença da lógica de pensamento dos discípulos e da lógica de pensamento de Jesus. Os discípulos pensam: “Temos o suficiente para nós. Os outros que se virem.” Jesus pensa: “Temos um pouco de pão e peixe. Podemos repartir com os outros o pouco que temos.”

    E o milagre acontece. Jesus abençoa os pães e peixes e eles são suficientes para todos. 

    Vejamos o detalhe que faz toda a diferença: o milagre só acontece se alguém tem disposição de partilhar, mesmo que seja pouco! Se não houvesse pão e peixe, o que Jesus iria multiplicar? 

    Aqui, Jesus quer nos ensinar que a missão cristã vai além de pregar e ensinar a Sua palavra. Deus quer suprir também as necessidades materiais das pessoas, além da necessidade espiritual. Deus tem sensibilidade para com os seres humanos e quer também aliviar seus sofrimentos materiais. Por isso, cura, dá de comer. 

    E a Igreja Cristã, entendendo isso, procura ir de encontro aos necessitados. Em cada Igreja, Comunidade ou Paróquia há um departamento de Ação Social. Sabemos que os recursos são limitados nas Igrejas. Mas jamais podemos tomar a atitude dos discípulos: “despede-os para que, passando pelos campos ao redor e pelas aldeias, comprem para si o que comer.” Mesmo com poucos recursos, precisamos fazer o que está ao nosso alcance, pois Deus não quer que fiquemos indiferentes ao que sofre fome, sede, frio. 

    No mundo atual, temos ainda um contexto onde cerca de 833.000.000 (833 milhões!) de pessoas estão desnutridas no mundo. Um contexto onde cerca de 30.000 (15 mil) pessoas morrem de fome por dia (uma pessoa a cada 03 segundos)! (fonte: http://www.worldometers.info/br/). 

    O pouco que partilhamos pode ajudar a amenizar esta situação! É nosso dever, nossa missão a partir daquilo que Jesus nos ensina. Faça a sua parte! Doe o pouco que você pode doar! Deus irá multiplicar! E, assim, todos irão poder saciar sua fome.


    Conheça a Igreja Evangélica de Confissão Luterana em Petrópolis. 

    Avenida Ipiranga, 346.

    Cultos todos os domingos às 09:00h. Tel. 24.2242-1703

    Últimas