O que a imprensa internacional falou sobre show da Madonna no Rio?
O show de Madonna na Praia de Copacabana, no Rio de Janeiro, neste sábado, 4, foi indiscutivelmente histórico. A cantora cantou para 1,6 milhão de pessoas que se reuniram para assistir ao encerramento da The Celebration Tour, turnê em celebração aos 40 anos de carreira da artista.
O Estadão chamou a apresentação de “megaespetáculo da Broadway que entrou para a história” (leia a crítica aqui), mas o impacto do show também respercutiu na imprensa internacional. Jornais do mundo todo descreveram o espetáculo da artista como “monumental”, “histórico” e “épico”.
“Uma estrela global, uma cidade de sonho, uma praia lendária”. Foi assim que o francês Le Monde resumiu a passagem de Madonna pelo Brasil. A publicação destacou o início da apresentação, em que a cantora apareceu para cantar Nothing Really Matters – “um hino à resiliência”, segundo o Le Monde.
O jornal relembrou o grande desafio que a cantora enfrentou logo no início da turnê Celebration. Internada com infecção bacteriana, Madonna teve de adiar o início das apresentações em 2023. “O show carioca serve como encerramento, mas também como uma afronta ao destino”, escreveu.
O britânico The Guardian destacou a multidão de 1,6 milhão que acompanhou a artista em Copacabana. “Muitos estavam lá havia horas ou até dias para conseguir um bom lugar, enquanto os fãs mais ricos se ancoravam em dezenas de barcos perto da praia, e as pessoas lotavam os apartamentos à beira-mar”, escreveu.
O jornal também citou o calor da cidade e as participações de Anitta, Pabllo Vittar e músicos de escolas de samba durante o show. “Madonna, de 65 anos, esteve no palco por mais de duas horas, apresentando músicas como Like a Prayer, Vogue e Express Yourself”, disse a publicação.
Quem aplaudiu a apresentação foi o também britânico Daily Mail, que a descreveu como “histórica” e uma “final épica” para a turnê Celebration. O tabloide deu destaque aos figurinos usados pela artista, dizendo que Madonna “vestiu para impressionar”.
“Tecido brilhante com enfeites pendurados nas mangas e conectados na frente para um brilho dramático”, escreveu o jornal sobre a roupa usada pela cantora no início da apresentação, quando cantou Nothing Really Matters.
“Seus cabelos estavam repartidos ao meio e desciam sem esforço pelos ombros em ondas leves. Um grande adorno prateado foi colocado no topo de sua cabeça, enfeitado com cristais que brilhavam sob as luzes do palco.”
A revista americana Deadline frisou que “Madonna fez história”. A publicação relembrou as passagens de outros grandes artistas por Copacabana. “Os Rolling Stones se apresentaram lá para 1,5 milhão de fãs em 2006, e Rod Stewart deu o maior show de rock gratuito da história em 1994, atraindo 4 milhões de pessoas (embora alguns possam ter estado lá para a extravagância anual de fogos de artifício na véspera de Ano Novo). O maior público anterior de Madonna em shows ao vivo foi de 130 mil fãs em Paris em 1987?, descreveu.