• O poder do agora

  • 15/07/2018 08:00

    Muitas vezes o cenário da vida, ou do mundo, se apresenta diferente do cenário ideal, sendo um dia vislumbrado e não um dia sonhado. O que fazer para alterar esse cenário ao invés de alterar ou desistir do sonho? O que é real? Para onde se quer ir? Quem é o dono de cada destino? É preciso contemplar, no sentido mais profundo desse verbo e trazer para o templo interior certas perguntas, para que a resposta venha da fonte interna do silêncio interior, espaço sagrado que tudo vê, tudo sabe e que, em essência, não se difere do Poder Maior: Deus, Buda, Cristo, o Tao, Shiva, ou qualquer outro nome atribuído Àquele que não se nomeia, apenas É, Foi e sempre Será. É mais fácil para nós, humanos, nos aprisionarmos em conceitos, em lembranças, acumularmos conhecimentos, do que mergulharmos na fonte da sabedoria eterna, presente em toda natureza, em todo universo, e, inclusive, na nossa natureza humana. 

    Mestres vieram ao mundo para destrinchar caminhos, entregar chaves da Verdade, mas o caminhar depende do passo de cada um. É necessário praticar e plantar, para poder colher e realizar. Por isso são tão importantes a contemplação sincera e a labuta diária. Toda ação humana corresponde a uma reação do universo, não existindo separação entre a vida humana e toda vida cósmica. Esse sentido de separação é criação da mente humana e, muitas vezes, a causa de duradouros sofrimentos. Cada vida é oportunidade rara e única, para a evolução do espírito que habita o corpo. Todos vamos deixar os corpos um dia e esse parece ser o medo da maioria dos ocidentais. Já no oriente esse momento de passagem é, muitas vezes, recebido com bastante alegria e festa, pois a certeza de que somos algo maior do que esse corpo físico, é real. 

    Através de experiências vivas proporcionadas por caminhos e práticas espirituais como a meditação, o xamanismo, o canto do nome divino, a devoção, a oração, e muitos outros, se alcança uma certeza do Poder Superior em nós. Mas sem um contato com o lado espiritual, ou energético, da vida, mesmo quando tudo se tem: beleza, dinheiro, fama e sucesso, a taça do desejo premanece e  nada a extingue. Falta paz e contentamento. Cada um possui o poder de decisão, a cada instante, e toda decisão implica em abandonar uma das alternativas. Cada pensamento, palavra e ação emanam vibração, energia eletromagnética que atrai e repele. Muito se tem lido sobre a importância de se cultivar bons pensamentos e isso não é apenas “papo” de livro de autoajuda. Para quem quiser se aprofundar, sugiro pesquisar sobre as revelações da Física Quântica. 

    Uma pessoa que vibra positivamente acaba por expandir esse estado para seus familiares, amigos, pessoas que encontra na rua e em diversas situações. É um imã da tão almejada “sorte”. É criada uma relação energética entre as pessoas e a Força Superior. Dessa ligação muitos seres saem favorecidos. Essa vibração tem poder de transformar a vida de cada um em direção aos sonhos, que também são vibrações emanadas, uma espécie de “saudade” do que se acredita conseguir realizar. 

    Não é possível desejar aquilo que se desconhece, portanto sonhos nada mais são que buscas por estados de espírito ou circunstâncias já vivenciados. E dentre todas as conquistas em vida, a maior de todas é o estado de liberdade do Ser, a felicidade pura, o êxtase da existência. Todas as outras conquistas são transitórias e podem mudar a qualquer momento, podendo até trazer sofrimento ao invés de felicidade. Não se pode prever o que vai acontecer. Por isso, mantenha-se para sempre no poder do agora de forma consciente, ocupando-se apenas em plantar e agradecer. A colheita é garantida pelo universo, que no momento certo faz o sonho da felicidade brotar, crescer e se realizar.

    hugueney.patricia@gmail.com

    Últimas