• O mercado imobiliário de Petrópolis na pandemia

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 02/06/2020 00:01

    Caros colegas corretores, a pandemia do Coronavírus, que tem modificado a rotina de todo o mundo, tem afetado muitos mercados mundo afora. O Mercado imobiliário, que vinha com boas previsões para 2020, tal como os demais mercados, também sofreu com a pandemia.

    Contudo, até mesmo com a adoção da quarentena, não víamos um mercado imobiliário em nossa cidade totalmente parado. Isso se deve ao fato de Petrópolis ter uma característica diferente dos grandes centros urbanos, o fato de ser uma cidade de interior, com fortes características de veraneio. Isso fez com que, assim que o Coronavírus chegou no Brasil e as medidas de isolamento social foram adotadas, a procura por aluguéis de temporada tivesse um aumento expressivo para esse mesmo período dos anos anteriores, especialmente quando do início da quarentena (final de março e abril). Essa tendência ainda continua, pois, como não temos ainda uma definição exata da retomada plena das atividades, as locações por temporada seguirão no radar de muitas pessoas.

    Outro fator de destaque para nossa cidade é o segmento de venda de imóveis. Semana passada, a consagrada revista “Casa e Jardim” fez uma matéria em que aponta um crescimento de 52% de aumento por demanda de casas de campo neste período de quarentena, porém não é só para passar este período, como no aluguel de temporada que citei acima. Há um interesse real das pessoas em ter um imóvel como refúgio, pois a pandemia fez as pessoas pensarem na importância de se ter um lugar só seu para fugir das grandes metrópoles e se resguardar de situações como uma pandemia que estamos vivendo. Nesse sentido, Petrópolis é perfeita para receber este público comprador de imóveis nesse perfil.

    Uma outra característica do mercado que está ocorrendo em outras cidades, mas que se aplica a Petrópolis também, é a segurança que um investimento imobiliário traz, na comparação com outros investimentos, especialmente a bolsa de valores. Com toda sua volatilidade e incertezas diversas, muitos investidores estão vendo na segurança dos imóveis (que tem toda sua segurança jurídica garantida pelo instituto do Registro de Imóveis), um porto seguro para investir o seu dinheiro.

    Portanto, a despeito de todas as consequências econômicas que sabemos que a pandemia nos trará, é momento de lutarmos, prospectarmos novos negócios sempre e ajudarmos a atender a demanda de nossos clientes. Bons negócios a todos!

    Fabrício Junqueira – Delegado do Creci em Itaipava.

    ANIVERSARIANTES DA SEMANA:

    Dia 31: Adenir Pettersen Xavier – Creci 8.744, Marcio José Honorato dos Santos – Creci 58.335, Eduardo Santos de Lima – Creci 64.101;

    Dia 01: Jasival Batista Gonçalves – Creci 24.625, Oswaldo Antonio de Medeiros – Creci 13.054, Marlene Machado Leite – Creci 31.731, Rosangela Maria dos Santos Pereira – Creci 68.925, Marcelo Xavier Ferreira Musa – Creci 29.234, Camila Silva Nascimento – Creci 65.281.

    Dia 04: Jorge Alberto Santos Oliveira – Creci 8.434, Rosane Thomaz de Macedo – Creci 43.527, Danielle Rosa Araujo – Creci 46.019;

    Dia 05: Nadia Cristina Chibaia – Creci 22.763, Eduardo Silverio – Creci 17.438, Murilo Maciel da Silva – Creci 53.059;

    Dia 06: Francisco Paula Lima Junior – Creci 24.853, Sandro Rogerio Santos Machado – Creci 25.651, Enio Kloh – Creci 34.902, Fernanda de Abreu Oliveira Bertoloto – Creci 71.300, Mario Henrique Simões dos Reis – Creci 33.838.

    Últimas