• O inverno chega nesta terça-feira (21), petropolitanos podem esperar baixa umidade do ar, nevoeiros e tempo seco

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 21/06/2022 08:15
    Por Redação/Tribuna de Petrópolis

    A estação mais fria do ano, o inverno, chega nesta terça-feira (21) e termina no dia 23 de setembro. Durante estes meses, os petropolitanos podem esperar dias agradáveis e madrugadas mais frias. Segundo o meteorologista do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), Olívio Bahia, as temperaturas mínimas vão ficar em torno de 10ºC a 12ºC.

    Segundo Olívio, o inverno é marcado por meses de menos chuvas sobre o Sudeste, isso inclui o estado do RJ e, claro, a região de Petrópolis com temperaturas máximas, em média na casa dos 20ºC a 22ºC.

    “Neste período, costumam avançar pelo Brasil as massas de ar mais intensas que chegam por vezes, até o Estado do Rio de Janeiro. Quando estas massas atuam, as temperaturas caem e podemos ter até geada em algumas áreas. Nevoeiros também são comuns, além da baixa umidade do ar”, explica.

    O meteorologista afirma que a umidade baixa é uma das características do outono/inverno em Petrópolis. “Com isso, nesta época do ano, costumamos verificar um aumento de pacientes com problemas respiratórios e alergias devido à baixa umidade do ar. Outro fator é o risco de incêndio que é elevado, já que a vegetação e o solo ficam secos devido à pouca quantidade de chuva que cai nesta época do ano”, conclui.

    De forma geral, os petropolitanos podem esperar mais frio no mês de julho. “Ou seja, ‘climatologicamente’, em julho os dias devem ser mais frios, porque estaremos em pleno inverno que começa nesta terça (21) às 06h14. Então, em média, no inverno as frentes frias costumam ser mais frequentes”, explica.

    Olívio afirma que é importante acompanhar, dia a dia, para ver se as frentes frias trazem com elas o ar mais intenso. E diz que, geralmente, as temperaturas nesta época já são baixas e quando passa uma frente fria a tendência é que por alguns dias passemos a ter dias mais frios.

    Últimas