• O IHP e a Paleografia

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 02/06/2016 11:50

    O Instituto Histórico de Petrópolis (IHP) realizou no decorrer dos dias 23, 24 e 25 do mês findo de maio, curso de Paleografia, aberto aos pesquisadores, historiadores e estudantes universitários e do Ensino Médio, com carga horária de 15 horas. O encontro teve o integral apoio da Fundação de Cultura e Turismo e de empresários do ramo hoteleiro.

    O curso foi ministrado pela maior autoridade nacional no assunto, Prof. Dr. João Eurípedes Franklin Leal, graduado em Direito e História pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), com extensão universitária em Paleografia pela Universidade de Lisboa, Portugal e de Validolid, Espanha, da qual é professor visitante. É livre-docente em Paleografia pela UNIRIO, onde fundou e instalou o primeiro Núcleo de Paleografia e Diplomática da América Latina. É autor de mais de uma dezena de livros sobre a especialidade e tem sido Coordenador de importantes projetos de resgate da Documentação Histórica Brasileira e da Península Ibérica.

    O ilustre mestre atendeu ao convite da presidente do IHP, Maria de Fátima Moraes Argon, permaneceu na cidade durante os 3 dias do Curso, este com expressiva presença de participantes, abrindo horizontes aos estudiosos de História e pesquisadores, sobre a Paleografia e a Diplomática, temas fascinantes que o Prof. João Eurípedes Franklin Leal tratou com profundidade e, ao mesmo tempo, simplicidade, para atingir a todos os níveis de quantos tiveram o privilégio de acompanhar, todos fascinados, a profundidade do conhecimento e múltipla cultura do mestre.

    Bem agiu o IHP no proporcionar de um curso inédito em Petrópolis, de elevada qualidade e nível, que vem em auxílio de nossa pesquisa sempre permanente e crescente de nossa história e vida petropolitanas. Cabe uma sugestão às Coordenadorias dos Cursos de História da UCP – Universidade Católica de Petrópolis, e da Universidade Estácio, no sentido de incluírem a disciplina, em termos de obrigatoriedade curricular, nos excelentes cursos que têm capacitado ótimo profissionais em História.

    Tive o privilégio de completar o curso, conhecer o extraordinário mestre, apreender a beleza da Paleografia e da Diplomática, conhecimentos que serão de decisiva importância para os estudos históricos nos quais estive e estou sempre envolvido em meu múnus de professor e pesquisador.

    Agradeço à Profª Fátima Argon, nossa querida e competente presidente do IHP, ao tirocínio da administração da Fundação de Cultura e Turismo, por sua presidente Drica Madeira, ao Prof. Franklin, que esperamos ver mais vezes por aqui ministrando novos cursos, pela oportunidade do conhecimento, que nunca ocupa lugar e verdadeiramente nos encaminha à nossa História, que é única e bela dentro do contexto do País.

    E fiquemos com a definição de Paleografia, pelo mestre João Eurípedes Franklin Leal: “É o estudo técnico de textos manuscritos antigos, na sua forma exterior, que compreende o conhecimento dos materiais e instrumentos para escrever, a história da escrita e a evolução das letras e números, objetivando sua leitura, transcrição e interpretação”.

    Valeu, grande mestre Volte sempre !


    Últimas