• “O futuro é ancestral”: II Festival de Vedanta e Autoconhecimento chega com novidades e expectativa de grande público

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • Por Redação/Tribuna de Petrópolis

    Entre os dias 9 e 14 de maio, acontecerá o II Festival de Vedanta e Autoconhecimento de Petrópolis, no Parque Municipal, em Itaipava. O evento chega para sua segunda edição após ser um sucesso de público no último ano. Entre as novidades estão o aumento na quantidade de dias, nas atrações gratuitas e na infraestrutura. O festival tem programação gratuita todos os dias a partir das 10h.

    Foto; Divulgação

    Na tenda principal do evento são realizadas palestras, aulas e práticas de yoga e meditação, danças e apresentações culturais, indígenas e de outros povos originários, o tamanho foi dobrado para acomodar as três mil pessoas esperadas por dia no festival. Além do pavilhão principal também haverá uma galeria de artes mostrando a cultura dos povos originários e a montagem de um palco na área externa para apresentações musicais durante os intervalos da programação principal. Ao ar livre, o espaço com quiosques de comidas e bebidas típicas, que também cresceu nesta edição e passa a ter mais opções e lugares para que os visitantes possam se acomodar durante as refeições.

    Foto: Divulgação

    Outra grande novidade é a presença ainda maior de representantes dos povos originários de várias partes do mundo no festival, que, este ano, tem como tema “O futuro é ancestral”. Grande entusiasta e defensor da preservação e divulgação da cultura e tradições dos povos originários, o professor tradicional de Vedanta Jonas Masetti, idealizador do festival, conta que a harmonia que o ser humano busca já existe dentro das tradições dos povos originários na sua ancestralidade e que isso precisa ser resgatado.

    “O Brasil é o local mais adequado para essa conexão das culturas ancestrais. Cada caminho espiritual que sobreviveu às grandes mudanças do mundo moderno guarda chaves para a transformação pessoal que estamos buscando. É um privilégio como buscador poder reunir essas chaves que cada tradição tem e vivermos juntos um processo de crescimento mais completo”, explica Masetti.

    Entre as atrações confirmadas está o Theyyam, um espetáculo cultural ritualístico indiano na forma de drama dançado, em que são personificados deuses e outros personagens da tradição védica. Nas apresentações, que são muito coloridas, são recriadas histórias através da dança e da música. Quatro artistas estão vindos da Índia para encenar três espetáculos teatrais diferentes durante o festival.

    Durante os seis dias, a programação vai ter início às 6h da manhã com a cerimônia do fogo (homa) e aulas de Vedanta para os alunos que se inscreverem. A programação gratuita para o público em geral começa às 10h e vai até às 22h, com entrada franca.

    O evento é um dos maiores de autoconhecimento e espiritualidade do país e a expectativa é de que pessoas de todo o Brasil estejam em Petrópolis para prestigiar o festival e dar um grande mergulho em estudos, filosofias, tradições e culturas que têm como propósito orientar o ser humano em seu processo de evolução, transformação pessoal e autoconhecimento. Também haverá rodas de conversa com professores brasileiros e estrangeiros renomados, além de lideranças de matriz africana, da tradição védica, índios norte-americanos e da Amazônia.

    Foto: Divulgação

    Economia Verde

    Mais uma novidade que a segunda edição traz é o painel “Momento Economia Verde”, que acontecerá sempre às 16h, com o professor Jonas Masetti entrevistando grandes nomes da economia brasileira estabelecendo uma conexão entre os povos ancestrais, a economia e a espiritualidade. As palestras são imperdíveis para quem pensa em sustentabilidade e empreendedorismo aliado a boas práticas ambientais.

    No dia 11 de maio, o entrevistado é o o empreendedor francês Alex Allard, conhecido pela criação e venda da companhia Consodata, e pela reabilitação do hotel Royal Monceau em Paris. Desde 2011, ele desenvolve o projeto imobiliário Cidade Matarazzo, em São Paulo, empreendimento planejado para conscientizar as pessoas de que a preservação é a economia do futuro. Já no dia 12 é a vez do economista, pós-graduado em Harvard, Wilson Barcellos, CEO da Azimut Brasil Wealth Management, subsidiária integral do grupo italiano Azimut. No dia 13, o festival conta com a presença do ex-presidente do BNDES, Gustavo Montezano, mestre em finanças pelo Ibmec.

    A edição do festival também marca a celebração pelos nove anos do Instituto Vishva Vidya, centro de estudos de Vedanta, Sânscrito e outras disciplinas da Tradição Védica, com sede em Petrópolis e fundado pelo professor Jonas Masetti. Em quase uma década, o instituto tem levado o nome da cidade a todo o mundo com cursos e aulas ministrados à distância e retiros presenciais pelo interior do Brasil.

    “Esse é um momento da nossa família se encontrar e receber essa energia necessária para a transformação pessoal de cada um. A gente ainda recebe o conhecimento de mestres de diferentes linhas que nos ajudam a entender melhor a espiritualidade. Nos tempos atuais quando a maior parte do nosso processo de estudos acontece on-line, esse momento de encontro é muito especial e muito mágico”, finaliza Masetti.

    Financeiramente, a expectativa é de que o evento, que deve atrair cerca de três mil pessoas por dia, movimente em torno de R$ 10 milhões na economia petropolitana. Além do movimento em hotéis e pousadas, o comércio local e a rede de bares e restaurantes deve ser impactada.

    Confira a programação do II Festival de Vedanta e Autoconhecimento de Petrópolis:

    9 de maio (abertura)
    11h
    – Abertura dos portões
    13h – Cerimônia de abertura com a presença do embaixador da Índia
    17h – Shows de música no palco externo
    18h – Palavras da professora Glória Arieira, precursora de Vedanta no Brasil e do professor Jonas Masetti, idealizador e realizador do festival.
    20h – Theyyam (apresentação cultural do Kerala)

    10 a 13 de maio
    10h
    – Trabalho de corpo (Yoga e Kung Fu)
    11h – Apresentação (artísticas e culturais)
    13h – Shows de música (foodtrucks vegetarianos e artesanato indígena)
    14h – Aulas de Vedanta
    15h – Roda de Mestres
    16h – Palestras (Economia Verde)
    17h – Shows de música (foodtrucks vegetarianos e artesanato indígena)
    18h – Vivências espirituais com povos originários (palco externo)
    20h – Experiências únicas (filmes, artistas, música, dança e cerimônias tradicionais)

    14 de maio (encerramento)
    10h
    – Trabalho de corpo (Yoga e Kung Fu)
    11h-14h – Cerimônia de encerramento

    O festival é uma iniciativa do Instituto Vishva Vidya e conta com o apoio da Embaixada da Índia, do Consulado Geral da Índia de São Paulo, do Consulado da Índia do Rio de Janeiro, do Petrópolis Convention & Visitors Bureau e da Prefeitura de Petrópolis, por meio da Secretaria de Turismo. Para recordar a primeira edição e acompanhar as novidades para 2023, basta acessar o Instagram oficial do evento: @festivaldevedanta ou o site https://festivaldevedanta.org.br/.

    Últimas