• Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 01/07/2022 08:00
    Por Chef Dann Mattos*

    *Chef Dann Mattos – embaixador do turismo do Rio de Janeiro

    A relação de oferta e demanda dentro do turismo é mais do que uma simples dependência. É uma economia própria que engloba mais de 30 mil hospedagens ao redor do país, e emprega diretamente mais de um milhão de pessoas. Poderia empregar ainda mais, se o turismo recebesse investimentos proporcionais ao seu poder de crescimento. Afinal, o setor gera ainda, inúmeras oportunidades de trabalho de forma indireta.

    Durante uma viagem, por exemplo, um turista se hospeda em um determinado hotel, pousada ou alguma das opções de hospedagem que vão surgindo com a mudança dos novos hábitos de consumo. E, para suprir as necessidades do novo hóspede, o local pode oferecer diversos serviços, que vão desde a alimentação, indicações de locais e profissionais como guia de turismo até transferes que o levam aos diversos pontos turísticos da cidade. 

    É esse elo, que faz todo esse sistema operar em sua maior proporção, formado pela economia familiar, que fazem dessas atividades a sua vida e seu legado. Quando falamos em como o turismo emprega diferentes setores, percebemos o quão importante ele é, principalmente em um estado como o Rio de Janeiro, que é porta de entrada do turista que vem do exterior.

    Seja nas areias de Copacabana ou na história do Museu Imperial de Petrópolis, temos um território rico em cultura, belezas naturais, atrativos e muito potencial!

    Entretanto, estamos perdendo milhares de reais, e continuaremos perdendo para outras cidades que investem no setor, enquanto não investirmos em segurança e/ou criarmos novos atrativos! 

    Nosso estado precisa urgentemente se reinventar, criar, investir, valorizar e correr, correr muito, pois estamos perdendo turistas e consequentemente dinheiro! Não podemos só pensar em eventos para atrair turistas aos fins de semana. Não dá mais para Petrópolis ser de veraneio. Precisamos de turistas de segunda a segunda na cidade!

    Não queremos ser apenas a porta de entrada do turista no país, queremos ser a sala, o quarto e a cozinha, queremos ser a maior economia mundial do turismo! E temos potencial pra isso!

    Então na próxima vez que viajar valorize todas as pessoas dessa cadeia. Desde a camareira que arruma o quarto, ao motorista que te leva até o aeroporto, o dono da loja de lembrancinhas, o cozinheiro do restaurante, e todos os outros que estão ali por você e por nós. O elo da corrente não afeta apenas o comércio, mas sim a pessoa humana. Eles dependem de nós e nós dependemos deles. 

    Entenda que essas pessoas e empreendedores estão ali contribuindo para o desenvolvimento da nossa cidade! Muitas vezes carentes de iniciativas da gestão pública, mas lutando para que os Paulos, Pedros, Marias, Teresas e muitos outros tenham uma oportunidade de trabalho!

    Últimas