
O agachamento não é completo
O agachamento a gente sabe que é um dos melhores exercícios para membros inferiores. Eu digo “quase completo”. Um estudo mostrou que o agachamento realmente é bem eficiente para fortalecer os músculos dos membros inferiores “excluindo o reto femoral e os isquiotibiais” (posteriores da coxa), Kubo et all. (2019).
O reto femoral, músculo que compõe o quadríceps (frente da coxa) é bioarticular cruzando “duas” articulações, (o quadril e o joelho) incapaz de executar as duas funções ao mesmo tempo na execução do agachamento. Por isso, o agachamento não desenvolve na mesma proporção dos outros três músculos do quadríceps. Vasto medial, vasto lateral e vasto intermédio. Daí, a necessidade de combinar dois exercícios para o quadríceps: agachamento e cadeira extensora para fortalecer também o reto femoral. Isso derruba a tese contra a cadeira extensora que “alguns” dizem que não serve pra nada. Claro, para ficar completo o fortalecimento das pernas o corredor deve incluir o leg press que fortalece os isquiotibiais e o glúteo, tão importante para a corrida especialmente nas subidas. Posteriores de coxa fracos o corredor sobe mal. Cada esporte exige um protocolo de fortalecimento muscular específico.
**Literatura Sugerida: Kubo K, et all. Effects of Squat Training With Different Depths on Lower Limb Muscle Volumes. Eur J.Appl Phisiol. (2019).