• ‘Ô abre alas’: Império de Petrópolis se prepara para o desfile no carnaval carioca em abril

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 06/02/2022 14:06
    Por Jussara Madeira

    Com a liberação da Prefeitura do Rio para os desfiles das escolas de samba no Carnaval 2022, em abril, o Grêmio Recreativo Escola de Samba (G.R.E.S.) Império de Petrópolis vai participar do carnaval carioca representando a cidade. A escola descerá à Serra com o sonho de subir mais uma categoria levando para a avenida o enredo “A majestade do samba e o reizinho de Madureira orgulhosamente apresentam: num conto de areia do bumbum paticumbum prugurundum… quem tem padrinhos não morre pagão”. 

    Após conquistar o acesso para a série bronze no Carnaval 2020 (em 2021 não houve desfiles), a Império de Petrópolis está a dois carnavais do tão sonhado Grupo de Acesso, para poder desfilar na Marquês de Sapucaí. Presidente e fundador da escola, o carnavalesco petropolitano Ivo Mendes da Silva, ou Mestre Ivo, como é conhecido, não disfarça a emoção de poder pisar novamente na Avenida Intendente Magalhães, onde desfilam as escolas das séries Prata, Bronze e Grupo de Avaliação para mais uma disputa. “É um sonho que está sendo realizado”, disse.

    Com o adiamento do Carnaval do Rio 2022 para o feriado de Tiradentes (21 de abril), as escolas da Superliga que brigam para entrar no Grupo de Acesso irão desfilar nos dias 22, 29 e 30 de abril. A escola petropolitana pisará na avenida no dia 22, sendo a quinta escola a desfilar. “Serão selecionadas entre 4 e 5 escolas para a Série Prata, que terão a chance de irem, no próximo Carnaval, para a Série Ouro, também chamadas de ‘escolas de acesso’. Essas escolas passam a desfilar na Sapucaí, ou seja, estamos trabalhando para esta conquista”, revelou Mestre Ivo.

    “É um sonho que está sendo realizado”, disse Mestre Ivo. (Foto: Divulgação/Império de Petrópolis)

    O enredo deste ano foi proposto pelo Mestre Ivo, presidente de honra da escola e desenvolvido pelos carnavalescos Alexandre Gonçalves, Pauline Abreu, Silvia Trotta e Uilber Garrino.

    A Escola Império de Petrópolis vai desfilar com 17 alas e cerca de 900 componentes. Os ensaios, por conta da pandemia de Covid-19, estão sendo realizados separadamente por alas para evitar aglomerações. Sempre seguindo os protocolos de segurança sanitários do município, explicou o carnavalesco. Mestre Ivo continua em busca de apoio para representar Petrópolis lindamente no Carnaval do Rio. 

    “A Império de Petrópolis foi criada em 16 de março de 2016, um sonho que se realizou. O último carnaval que tivemos em Petrópolis com desfiles em escolas de samba foi em 2012, e nossa missão é não deixar morrer o Carnaval no interior do Estado. É preciso dar continuidade à cultura do samba, que nasce nos lares e passa de geração em geração, de pais para filhos”, revelou. Mestre Ivo é um dos fundadores e tesoureiro da Federação da Indústria Criativa Cultural do Carnaval do Estado do Rio de Janeiro (FICCCERJ), que hoje tem representação no Conselho de Cultura do Estado do Rio. 

    No próximo dia 7, no Clube Euterpe (Alto da Serra), acontece uma reunião da escola às 19h para ensaio da bateria. O evento é aberto ao público, mas será exigido o passaporte de vacina com duas doses, além do uso de máscaras e álcool gel. “A Império de Petrópolis busca o apoio da Prefeitura de Petrópolis, através do Instituto Municipal de Cultura e Turispetro e também de empresários para que este projeto seja vitorioso, levando o nome da cidade e para o Brasil e para o mundo”, completou Mestre Ivo.

    Últimas