• Nutricionista dá dicas para a Ceia de Ano Novo

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 31/12/2022 11:30
    Por Helen Salgado

    Com o fim de ano, vem a comilança de Natal e Ano Novo. São diversos pratos que fazem o brasileiro salivar e até exagerar na hora de comer. O fato é que é possível fazer uma bela ceia de réveillon gastando pouco e mantendo o equilíbrio.

    Clara Rio Doce é nutricionista e conta que é importante não chutar o balde e manter uma alimentação normal entre as duas datas: Natal e Ano Novo.

    “Na ceia de Ano Novo é importante aproveitar com moderação. Comer de tudo um pouco. Não precisa comer um pudim inteiro, mas você pode comer uma fatia. Não precisa comer um chester inteiro, você pode comer algumas fatias. Não precisa comer uma travessa de um prato salgado, você pode comer um pouco sem nenhum problema. Sempre tendo um equilíbrio e também não se restringindo de nada”, explica.

    Após o Ano Novo, é imprescindível voltar a alimentação normal. A nutricionista ainda ressalta que é muito importante beber bastante água, principalmente nessas épocas do ano em que se come mais do que o de costume. Clara diz que para saber a quantidade de água ideal para ingerir durante o dia, basta multiplicar 40 pelo peso da pessoa. O resultado obtido será a quantidade mínima de água que ela deve beber diariamente.

    Como economizar na ceia?

    A nutricionista afirma que é possível economizar mantendo somente um ou dois pratos principais, os que geralmente encarecem a ceia. “É possível fazer uns acompanhamentos com produtos que estiverem mais baratos no mercado”, conta.

    Para isso, a nutricionista indica saladas, arroz incrementado com milho, cenoura e brócolis que rende bastante e aumenta o valor nutricional do prato.

    Tradições da ceia de Ano Novo

    Há alguns alimentos que são tradicionais na ceia de Ano Novo, como a romã, uva e lentilha. A profissional explica que há uma crença de que esses alimentos trazem prosperidade e fortuna.

    “Hoje em dia ainda existem essas tradições. Muitas pessoas continuam fazendo. Em relação ao caroço da romã, guardar na carteira. Em relação a uva também. Muitas pessoas fazem, mas hoje em dia, está menos comum que antigamente. Inclusive, há uma outra tradição que diz que não é legal, no Ano Novo, comer uma ave que cisca para trás porque isso daria atraso de vida no ano que estaria se iniciando”, conta.

    Últimas