• Nutricionista dá dicas de alimentação durante pandemia de Covid-19

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 17/05/2020 08:00

    O aumento no número de casos de infecção pelo novo coronavírus tem suscitado uma série de medidas com o objetivo de prevenir o contágio, como a restrição de funcionamento do comércio, o uso de álcool em gel para higienização, a lavagem das mãos e a adoção de máscaras de proteção. No entanto, a alimentação tem um papel crucial no fortalecimento do sistema imunológico, responsável por proteger os organismos contra doenças. Quem faz o alerta é o nutricionista clínico e membro da equipe da Superintendência de Esportes e Lazer de Petrópolis, Tiago Gasparini.

    Em vídeo divulgado na página da prefeitura no Facebook, Tiago ressalta os tipos de alimentos que podem diminuir a resposta imunológica do organismo, entre eles os alimentos refinados, ricos e gordura e as bebidas alcoólicas. Por outro lado, o nutricionista orienta sobre alimentos que contribuem para o bom funcionamento do sistema imunológico.

    “Muito se fala em sistema imunológico. O que poucos sabem é que a nossa alimentação tem papel fundamental na manutenção e fortalecimento desse sistema”, esclarece Tiago.

    Entre os alimentos refinados, ganham destaque os açúcares e as farinhas. Gasparini chama atenção que o uso desses produtos deve ser evitado também em seus subprotutos, ou seja, alimentos nos quais os açúcares e farinhas entram na composição, como refrigerantes e massas.

    Em relação aos alimentos com potencial para ajudar a manter e até fortalecer o sistema imunológico, o nutricionista orienta a beber mais água e ingerir, preferencialmente, legumes, verduras e frutas in natura, ou seja, frescos, como saíram da natureza.

    Assista ao vídeo na íntegra:

    Últimas