• Números mostram redução da taxa de transmissão do coronavírus

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 16/07/2020 17:59

    Quatro meses após o início da pandemia do Covid-19, a taxa de contágio ou transmissibilidade da doença caiu e está em 0,7, de acordo com os últimos dados divulgados pela Prefeitura. Em abril, no primeiro mês do isolamento social esse índice era de 2,7, ou seja, uma pessoa contaminada transmitia o vírus para quase outras três. A queda da transmissibilidade do novo coronavírus tem como principal fator a redução dos novos casos registrados na cidade. Na última semana epidemiológica (cinco a 11 de julho) foram 126 novos registros.

    De acordo com os dados da Prefeitura, na semana entre 26 de abril e dois de maio, foram 98 novos casos registrados. No entanto, o pico aconteceu no mês de junho, quando foram registrados 397 casos em duas semanas, sendo o maior registro entre os dias 21 e 27, quando 209 pessoas testaram positivo para o novo coronavírus.

    Apesar da flexibilização das atividades econômicas e serviços no início de junho, a transmissibilidade começou a cair a partir da primeira semana de julho. Para a secretária de Saúde, Fabíola Heck, essa redução é devido à adoção das medidas de restrições e do isolamento social, que começaram quando havia poucos casos confirmados em Petrópolis. 

    “Começamos com as medidas antes de vários municípios e também da capital, isso foi um fator importante para os números que temos hoje. Além disso, mesmo com a retomada de quase todos os setores da economia, as pessoas estão evitando as aglomerações, usando máscaras e tomando as medidas de higiene para evitar a contaminação”, disse a secretária. Segundo ela, em abril a taxa de isolamento na cidade chegou a 60%, o que também contribuiu para os números atuais.

    De acordo com os dados da Secretaria de Saúde, até o momento, pouco mais de um por cento da população testou positivo para o novo coronavírus. “Mesmo se levarmos em consideração a regra que alguns especialistas falam em multiplicar por cinco a taxa da população contaminada, teríamos em Petrópolis menos de 10% dos habitantes com a doença. Atualmente, menos de um por cento testou positivo”, pontuou Fabíola.

    Apesar dos números não serem altos, a secretária alerta que os cuidados devem permanecer. “Isso não significa que a pandemia acabou porque ela não acabou. O vírus existe e continua circulando em Petrópolis, por isso as medidas de restrições continuam e as pessoas devem permanecer em casa quando possível, evitando as aglomerações e usando máscara e álcool em gel”, orientou Fabíola.

    De acordo com o último balanço da Prefeitura, a cidade conta com 3.124 casos confirmados e 124 óbitos causados pelo Covid-19.

    *Atualizado às 13h57 para correção de informação

    Últimas