• Números de evasão da segunda dose da vacina no país assustam

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 30/07/2021 03:00
    Por Les Partisans

    A média nacional entre os estados de evasão na segunda dose de vacina contra a covid é de 14%. Os estados que apresentam os maiores índices de abstenção da segunda aplicação, em torno de 10%, são Amazonas, Bahia, Pará, Ceará e Rio de Janeiro. Quase quatro milhões de pessoas em todo o Brasil abandonaram o ciclo vacinal, segundo o Ministério da Saúde. Petrópolis, em junho, registrava evasão de 3,96%.

    Campanha muito breve

    A Defensoria Nacional de Direitos Humanos notificou em maio o Ministério da Saúde para que a pasta explicasse por que não fazia campanhas ou chamamento público para conscientizar a população sobre a importância da segunda dose da vacina. Foi feita então, agora em julho, uma campanha de sensibilização que durou três semanas.  Segundo os infectologistas, para a pandemia ser considerada controlada 70% da população deve estar vacinada com duas doses.

    Vamos cantar parabéns!

    Temos mais um aniversário para comemorar: um ano das ciclorrotas no Centro Histórico, ideia supimpa na gestão de Bernardo Rossi que demarcou ‘áreas’ para as bikes sem que houvesse espaço para elas junto com os carros nas ruas escolhidas. Acho que nunca ninguém nem arriscou a usar diante do perigo.

    Cercadinhos

    Tramita na Câmara dos Deputados projeto de lei que determina que os planos de mobilidade dos municípios devem prever parklets em áreas de estacionamento de ruas e avenidas. Eles são pequenos espaços de lazer ocupando uma ou dois vagas de estacionamento e podem ter bancos e mesas, por exemplo. Petrópolis tem já. São aqueles cercadinhos que Bomtempo colocou na Rua Teresa. Mas o projeto deixa claro que eles não precisam ser feios, não.

    Cinco pessoas no primeiro distrito e três nos demais concordaram em ir para os abrigos nas abordagens que a prefeitura fez na madrugada. Estas três dos distritos foram encaminhadas para tendas montadas – tardiamente em Itaipava, tendo em vista que o inverno começou em 21 de junho… Mas, já é um começo.

    Igual na campanha

    E todo mundo ‘ assistiu’ ao bate boca entre Rubens Bomtempo e Bernardo Rossi sobre os índices de arrecadação do município. Mas, a discussão acabou sendo ampliada para outros temas. E pelo tom de Bernardo que lembrou da merenda que tinha apenas arroz e salsicha e dívidas deixadas por Bomtempo, esse menino é candidato, gente…

    Direita

    Mesmo o PSD sendo um partido de centro ou até mesmo centro-direita o professor Leandro Azevedo não era ainda identificado, especificamente pelo eleitor, com essa posição.   Tendo o PRTB ao lado e podendo ser mesmo Mauro Peralta como vice (pelo menos foi isso que o vereador espalhou) o professor conquistaria mais votos do que os 22 mil que lhe garantiram um terceiro lugar nas eleições de 2020 e faltando apenas 200 votos para ir ao segundo turno? Essa é a pergunta que vamos conferir em um futuro próximo.

    Bazar da APPO

    Termina hoje mais uma edição do Bazar Beneficente da Associação Petropolitana de Pacientes Oncológicos, a APPO.  Mas, quem quiser doar pode fazer sua contribuição o ano todo. A APPO fica na Rua Visconde da Penha, 72, no Centro e os bazares acontecem em várias edições.

    Nunca vi nada igual

    O deputado federal Marcelo Freixo tem um ‘quadro’ em suas redes sociais o ‘Freixada de Quinta’ em que rebate as pesadas fake news de que é vítima. Eis que o psolista local, Yuri Moura, lançou um quadro semelhante, mas na falta de fake news ele lê comentários negativos contra si próprio, inclusive com xingamentos, para rebater. Seria marketing reverso isso?

    Era só o que faltava

    Falando em marketing reverso, Bernardo Rossi, nosso ex, já jurou de pés juntos que se for candidato a prefeito em eleições suplementares não vai pagar o mico do quadro ‘na laje com Bernardo’.

    As cerejeiras resistindo ao ruço no Retiro, Rua Vidal de Negreiros, foto de Rejane Reis

    Prepara!

    Prefeitura e empresas de ônibus prometeram 100% da frota do transporte público dia 1º de agosto. E deve funcionar direito mesmo tendo em vista o retorno das aulas presenciais dia 24 com 189 unidades funcionando em 41 mil alunos pegando ônibus. Agora vai ser dureza a gente voltar a se acostumar com o trânsito pré-pandemia, afinal, foram 16 meses sem escolas funcionando…

    Prêmio

    O Coral dos Canarinhos é um dos finalistas dos prêmios de comunicação da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil. O coro mais foi um dos escolhidos na categoria “iniciativas em redes sociais” pelo especial de 78 anos exibido no ano passado.  Os premiados vão receber as honrarias entre agosto e outubro por meio das dioceses locais.

    Contagem         

    Petrópolis está há 210 dias sem prefeito eleito pelo povo.

    Contatos com a coluna: lespartisans@tribunadepetropolis.com.br     

    Últimas