• Número de vítimas de acidentes sobe 36% em Petrópolis durante o Maio Amarelo

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 18/06/2019 16:55

    Apesar da campanha "Maio Amarelo", realizada durante todo o mês passado com o objetivo de sensibilizar motoristas e pedestres sobre segurança no trânsito, o número de vítimas de acidentes durante o mês em Petrópolis aumentou 36%, se comparado com o mês de maio do ano passado. De acordo com dados referentes os atendimentos na Sala de Trauma do Hospital Santa Teresa (HST), além do aumento, maio foi também o mês com o maior número de acidentes de trânsito deste ano. Um total de 107 atendimentos foram realizados no HST, que é referência para o atendimento de vítimas de acidentes de trânsito na cidade.

    O maior número de vítimas decorre de acidentes envolvendo motocicletas: foram 53 pessoas. Destas, 38 vítimas são do sexo masculino, a maior delas tem idade entre 18 e 29 anos. Não é novidade que a maior parte das vítimas de trânsito no município é de motociclistas ou garupas e de atropelamentos por motos. De janeiro a maio deste ano, foram 229 vítimas em decorrência de colisões e quedas. Este número é mais da metade das vítimas de todos os acidentes que ocorreram no ano.

    Em 2019, foram atendidas 443 pessoas. No quadro geral, isso representa um aumento de 12,5% nos atendimentos a vítimas de trânsito, enquanto em 2018, foram atendidas 394 pessoas. 

    A maior parte das vítimas é atendida por meio do Sistema Único de Saúde (SUS). Além disso, o hospital também atende vítimas de quedas, agressão, arma de fogo e arma branca, linha de pipa, queimadura e outros. Dos 642 atendidos neste ano, 546 pessoas foram atendidas pelo SUS. No mês de maio, dos 138 atendimentos, 128 são pacientes do SUS.

    Em relação à procedência dos atendimentos, a maior parte das vítimas deu entrada no hospital por meio do atendimento inicial do Corpo de Bombeiros (89), em seguida Concer (30), Samu (18) e meios próprios (1).

    Últimas