Número de vítimas de acidentes sobe 11% em Petrópolis
O número de vítimas de acidentes de trânsito no município subiu cerca de 11%, comparado aos primeiros sete meses do ano passado. Os dados dos atendimentos feitos pela sala de trauma do Hospital Santa Teresa mostram que, de janeiro a julho deste ano, foram 628 pessoas atendidas, vítimas de atropelamentos e acidentes envolvendo motocicletas e carros. Enquanto em 2018 foram 562 vítimas.
Nestes dados, o número de vítimas de acidentes envolvendo motocicletas chega a 52% do número total de atendimentos: em sete meses foram 326 pessoas. Em seguida, são 227 vítimas de acidentes de carro e 75 decorrentes de atropelamentos.
Somente em julho deste ano, 42 pessoas deram entrada no HST em decorrência de acidentes envolvendo motos. Deste número, 38 vítimas eram do sexo masculino. A maior parte das vítimas, está na faixa etária entre 18 e 29 anos. Já em relação aos acidentes envolvendo carros, das 34 vítimas, 29 eram do sexo feminino. E das seis vítimas de atropelamentos, cinco eram o sexo masculino. Somando um total de 82 vítimas atendidas no HST.
Os atendimentos às vítimas de acidentes de trânsito no município, em maior parte, são de pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS). Em julho, dos 133 atendimentos feitos na sala de trauma, 104 eram de pacientes do SUS. Esses pacientes, em sua maioria, têm o primeiro atendimento feito pelo Corpo de Bombeiros. Nos últimos sete meses, foram 79. Em seguida, 22 atendimentos foram prestados pela Concer, 12 pelo Samu (12) e 20 buscaram atendimento por meios próprios.