• Número de ocorrências notificadas pela Defesa Civil representa quase a metade do que foi registrado 2019

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 31/01/2020 18:20

    A Secretaria de Defesa Civil e Ações Voluntárias registrou somente em janeiro deste ano um quantitativo de ocorrências que corresponde a 47% do total de atendimentos do ano passado. Já foram cadastradas 734 em 2020, enquanto nos 12 meses de 2019 foram 1.575 chamados. Os índices de chuva também aumentaram: são 690,6 milímetros acumulados em janeiro na Rua 24 de Maio, número sete vezes maior que o registrado no mesmo período do ano passado (85,4 milímetros na localidade). A grande quantidade obrigou a Defesa Civil a acionar as duas sirenes da comunidade – Rua Nova e Morro do Estado –  no dia 2, quando choveu sete vezes mais que o previsto.

    Os dados são registrados pelos pluviômetros da Secretaria de Defesa Civil e Ações Voluntárias que estão acoplados às sirenes do Sistema de Alerta e Alarme. Em todo o município são 20 equipamentos instalados em 12 comunidades. “No dia em que as sirenes foram acionadas na 24 de Maio, choveu mais de sete vezes o esperado”, disse o secretário de Defesa Civil e Ações Voluntárias, coronel Paulo Renato, lembrando ainda o aumento de 315% no número de ocorrências.

    “Seguimos com todas as nossas equipes nas ruas atendendo os chamados. É importante ressaltar que as sirenes estão funcionando, mas é necessário cumprir um protocolo de acionamento, como já expliquei em audiência pública realizada na Câmara Municipal, no último dia 14, e também em plenária para dezenas de lideranças comunitárias, na Casa dos Conselhos, no dia 20”, completou o secretário.

    Por conta da previsão de mais chuva para fevereiro, a Defesa Civil está mantendo o reforço na escala com todos os 55 agentes de plantão 24h e pede atenção aos moradores que vivem em áreas de risco para os alertas que podem ser acionados. O órgão também segue monitorando os índices de chuva e os pluviómetros. Para o próximo fim de semana, existe a possibilidade de pancadas de chuva, segundo o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden). 

    “Existe a previsão de mais chuva até, pelo menos, o próximo domingo. Os moradores devem ligar para o 199 e informar em caso de ocorrência”, pediu o coronel Paulo Renato.

    Últimas