• Número de incêndios florestais aumenta em 28% neste ano em Petrópolis

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 06/09/2022 15:26
    Por Helen Salgado

    O período de estiagem que acontece entre maio e outubro propicia as queimadas em todo o Brasil. Segundo o 15º Grupamento de Bombeiro Militar (Petrópolis) do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro (CBMERJ), de maio a agosto de 2021 foram registradas 49 ocorrências. Já neste ano, foram 63 casos, ocasionando um aumento de 28,57%.

    Entre 01 de janeiro e 31 de agosto de 2022, houve 73 ocorrências. Já no mesmo período, em 2021, foram 64 casos. No ano passado, o mês com o maior número de registros foi agosto, com 21 ocorrências. Logo em seguida, vem julho com 19 casos. Já maio registrou somente três focos de incêndio, em junho o número dobrou e subiu para seis.

    Neste ano, depois de julho, o segundo pior mês foi agosto com nove casos de incêndio em vegetação. Também neste ano, em maio, Petrópolis registrou seis focos de incêndio e em junho, sete.

    Vale ressaltar que em julho de 2021 Petrópolis teve somente 19 casos de fogo em vegetação, já no mesmo mês deste ano, o número subiu para 41. Um aumento de 115,79%.

    Casos de Fogo em Vegetação em Petrópolis

    As notícias sobre fogo em vegetação são frequentes, em Petrópolis alguns casos chamaram a atenção no mês de agosto. Recentemente divulgamos sobre a queimada na região de Secretário e Posse. Na ocasião, bombeiros e brigadistas do Instituto Estadual do Ambiente (Inea) e PrevFogo/Ibama atuaram no combate às chamas. No entanto, de acordo com o Inea, o fogo que atingiu uma área ao lado do Monumento Natural Estadual Serra da Maria Comprida destruiu cerca de 37 hectares, o equivalente a 37 campos de futebol.

    Saiba mais: Incêndio florestal consumiu cerca de 37 hectares de área próxima ao Monumento da Maria Comprida

    Também em agosto, o fogo atingiu a região do Taquaril, que avançou para a Pedra do Elefante e chegou à região do Caboclo, no Brejal. Além desses locais, também foram registrados focos de incêndio na Estrada de Teresópolis, na BR-495.

    Saiba mais: Incêndio florestal avança para a região do Brejal; aeronave dos bombeiros auxilia no combate  

    Últimas