• Número 2 da PGR pede inquérito sobre tapa de Quaquá em colega na Câmara

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 03/abr 17:22
    Por Pepita Ortega / Estadão

    O vice-procurador-geral da República Hindemburgo Chateaubriand Filho pediu nesta quarta-feira, 3, ao Supremo Tribunal Federal a abertura de inquérito sobre o deputado Washington Quaquá (PT-RJ) e o episódio em que ele estapeou o colega Manoel Donato (Republicanos-ES) durante a sessão de promulgação da reforma tributária, no plenário da Câmara.

    A reportagem do Estadão busca contato com Quaquá. O espaço está aberto.

    O caso ocorreu em dezembro do ano passado e levou Manoel a registrar uma ocorrência por suposto crime de injúria contra Donato. O registro foi remetido ao STF. A Procuradoria-Geral da República se manifestou sobre o caso. O relator do pedido é o ministro Cristiano Zanin.

    No boletim de ocorrência, Manoel sustentou que Quaquá ‘proferiu vários xingamentos à bancada dos deputados de direita e desferiu um forte tapa no lado direito de seu rosto, enquanto tentava pacificar a situação’.

    O deputado do Republicanos destacou ainda que havia feito um ‘procedimento’ na parte do rosto onde sofreu o golpe, dois dias antes de levar o tapa de Quaquá.

    O vice-procurador Hindenburgo pediu que o caso seja investigado, solicitando ainda que o YouTube preserve o vídeo que registrou o entrevero no Plenário da Câmara. Ele indicou que a preservação da gravação é necessária, ‘pelo risco de que pereça a qualquer momento’.

    A medida deve ser efetivada pela Polícia Federal, ‘em conformidade com as normas e procedimentos aplicáveis à coleta de vestígios digitais’.

    O vice-PGR ainda pediu que Quaquá seja oficiado para que, caso queira, preste as informações que entender pertinentes sobre o caso, em até 15 dias.

    COM A PALAVRA, QUAQUÁ

    Até a publicação deste texto, a reportagem do Estadão buscou contato com Quaquá, mas sem sucesso. O espaço está aberto para sua manifestação.

    Últimas