Novorizontino supera Ceará, acumula 3ª vitória seguida e vira vice-líder da Série B
O Novorizontino embalou de vez. Neste domingo, o time paulista venceu a terceira partida consecutiva, desta vez ao superar o Ceará, por 3 a 0, no Castelão, na capital cearense, pela nona rodada. Aylon, Geovane e Léo Tocantins foram os autores dos gols que colocaram o Novorizontino na vice-liderança da Série B do Campeonato Brasileiro.
Com os três pontos, o Novorizontino saltou para o segundo lugar, com 17 pontos, ao contar com os tropeços de Criciúma e Vila Nova. Já o Ceará viu sua reação ser freada. O time cearense vinha de três vitórias seguidas e estacionou na nona colocação, com 13 pontos.
Foi a primeira partida do Ceará com presença da torcida e as arquibancadas do Castelão contou com 37.545 torcedores entre mulheres, crianças e PCDs. A medida faz parte da pena imposta pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), pela confusão contra o Cuiabá, ainda pelo Brasileirão de 2022.
A primeira etapa no Castelão começou animada. Bastante disputada, tanto Ceará, quanto o Novorizontino, tiveram uma postura ofensiva e chegaram com perigo com jogadas de linhas de fundos. Os visitantes foram quem deram as caras primeiro, com Douglas Baggio, sozinho, não aproveitou o cruzamento e mandou para fora. Depois, o zagueiro Luiz Otávio salvou o Ceará, ao tirar a bola em cima da linha. Os donos da casa também frequentaram o ataque. Após cobrança de escanteio, Luiz Otávio cabeceou rente à trave.
O jogo seguiu equilibrado até aos 38 minutos. Ronaldo fez belo pivô e achou Marlon entrando sozinho. O meia avançou e finalizou para a defesa parcial de Richard, mas a bola ia entrando e Aylon apareceu para conferir de sola de chuteira e anotar o primeiro gol.
Nos acréscimos, Reverson chegou a marcar o segundo para o time paulista, mas acabou sendo anulado por impedimento de Ronaldo, na origem da jogada, permanecendo a vantagem mínima.
O Novorizontino voltou atento para o segundo tempo e aumentou sua vantagem logo. O volante Geovane ficou a sobra e da entrada da área mandou uma bomba e contou com a falha de Richard para fazer o segundo, aos 9 minutos. Minutos depois, quase saiu o terceiro. Douglas Baggio driblou o goleiro, mas o chute saiu mascado e David Ricardo tirou em cima da linha.
O segundo gol desestabilizou o Ceará. Sem conseguir trocar passes, o time tinha a posse de bola, mas deixava espaço na defesa, sendo um prato cheio para os visitantes. Em contra-ataque, a bola veio cruzada da esquerda, desviou no meio do caminho e ficou limpa para Léo Tocantins, empurrar para as redes na segunda trave, aos 28. Com três no placar, o time paulista encontrou um Ceará sem reação e administrou o resultado até o apito final.
Na próxima rodada, o Ceará recebe a Chapecoense, na sexta-feira, às 19h, na Arena Castelão. Já o Novorizontino atua somente no sábado, quando visita o ABC, às 17h, no estádio Frasqueirão, em Natal (RN).
FICHA TÉCNICA:
CEARÁ 0 X 3 NOVORIZONTINO
CEARÁ – Richard; Caíque (Warley), Gabriel Lacerda, Luiz Otávio (Léo Santos) e Danilo Barcelos (David Ricardo); Richardson (Guilherme Castilho); William Maranhão, Erick, Chay e Jean Carlos; Nicolas (Vitor Gabriel). Técnico: Eduardo Barroca.
NOVORIZONTINO – Jordi; Adriano Martins, César Martins e Renato; Raul Prata (Williean Lepo), Geovane, Marlon (Ricardinho) e Reverson; Douglas Baggio (Léo Tocantins), Aylon (Rômulo) e Ronaldo (Jenison). Técnico: Eduardo Baptista.
GOLS – Aylon, aos 38 minutos do primeiro tempo. Geovane, aos 9 minutos, e Léo Tocantins, aos 28 minutos do segundo tempo.
CARTÕES AMARELOS – Gabriel Lacerda, Erick e Caíque (Ceará); Aylon (Novorizontino).
ÁRBITRO – André Luiz Policarpo Bento (MG).
RENDA – Não disponível.
PÚBLICO – 37.545 pagantes.
LOCAL – Arena Castelão, em Fortaleza (CE).