Novo setor de Fisioterapia no Centro de Saúde atenderá 800 pacientes por mês
Com capacidade de realizar 800 atendimentos ao mês e ampliar a gama de tratamentos oferecidos, o novo Setor de Fisioterapia do Centro de Saúde Coletiva foi inaugurado na manhã desta quarta (20). Implantado em prédio anexo, a unidade funcionará em horário estendido. A partir de março, a equipe formada por sete profissionais, trabalhará em turnos de 7h às 20h.
Leia também: Sem repasses do Estado, Pestalozzi pede ajuda para manter atendimento
Entre os atendimentos oferecidos, a nova unidade também possibilitará a realização de tratamentos específicos para crianças e para pacientes que passaram por trauma ortopédicos, como por exemplo, os submetidos à amputação e se preparam para receber próteses. A unidade conta ainda com estrutura para realizar a fisioterapia respiratória, neurológica, oncológica, reumatológica, a ginecológica, além da cinesioterapia, que trabalha a parte motora.
A nova estrutura possibilitará o atendimento adequado, de acordo com a necessidade de cada paciente. Com três boxes para consultas individuais, mais a sala para a fisioterapia respiratória e a de atividades de grupo, o setor apresenta condições de realizar 26 atendimentos para cada um dos profissionais, por dia. A estimativa é que ao menos cinco profissionais atuem por turno. O ambiente possibilitará que o paciente realize quantas sessões forem necessárias para o tratamento por dia de tratamento. O setor se tornará referência no atendimento de fisioterapia no município. A rede pública conta ainda com as instalações da Unidade Básica de Saúde do Itamarati, com as Academias da Saúde e com quatro clínicas conveniadas na cidade.
Antes da inauguração das novas instalações, os pacientes de fisioterapia do Centro de Saúde eram atendidos em uma sala, com limitação de sessões.