• Novo livro do escritor Ataualpa Filho conta a história dos acolhidos pelo eterno Padre Quinha

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 30/06/2021 18:31
    Por Luana Motta

    Nesta quinta-feira (1), acontece o lançamento do livro “Tragam a Túnica Nova”, uma obra do escritor Ataualpa A.P. Filho. O livro foi escrito a pedido do Padre Quinha, e conta histórias de mais de 40 pessoas que foram acolhidas pela Pastoral de Rua e pela Oficina de Jesus. O lançamento será às 19h30, na Igreja de São José de Itaipava, que fica na Estrada União e Indústria, nº 14.490.

    “Recebi essa incumbência depois que o entrevistei em 2005, com o objetivo de divulgar o trabalho que ele realizava com a população em situação de rua e com pessoas que lutavam para sair do alcoolismo e da toxicodependência. Durante 15 anos, vivi com o propósito de superar as minhas limitações para entender as lições de vida de tantas pessoas que conheceram bem de perto o indesejado ‘fundo de poço’”, conta o escritor.

    O título da obra foi uma proposta do Padre Quinha, que sintetiza a proposta do acolhimento fundamentado na parábola do Filho Pródigo. No livro estão transcritos mais de 40 depoimentos de pessoas que foram acolhidas pelas obras fundadas pelo sacerdote.

    “O Padre Quinha partiu para a Casa do Pai em 2013. Eu ainda não tinha concluído o livro. Tive que me reestruturar para continuar esse trabalho sem a presença física dele, porque do meu coração ele nunca saiu. Jamais esquecerei quem me re-evangelizou, quem me mostrou o Cristo vivo no rosto dos irmãos que vivem debaixo das marquises dos edifícios, nas portas dos templos com mãos estendidas, nos presos das celas dos vícios…”, conta Ataualpa.

    Toda a renda da venda do livro será revertida para as obras do Padre Quinha. Os direitos autorais foram doados à Oficina de Jesus, que ficará com a incumbência das reedições. A apresentação do livro foi feita por Dom Gregório Paixão, Bispo de Petrópolis. O posfácio foi escrito pelo Padre Rafael, Vigário da Caridade da Diocese de Petrópolis. A edição traz o selo editorial da Diocese de Petrópolis.

    O evento de lançamento do livro seguirá todas as recomendações dos órgãos de saúde.

    Últimas