• Novo golpe: Detran alerta sobre falsas multas de trânsito

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 02/11/2016 07:00

    O Departamento Estadual de Trânsito do Rio de Janeiro (Detran-RJ) divulgou um alerta contra um golpe relacionado a multas de trânsito que está sendo aplicado por meio de falsos boletos bancários, enviados via e-mail para os motoristas. Os documentos utilizados no crime contém até foto dos automóveis.

    De acordo com informações do órgão, os criminosos fotografam os veículos que trafegam nas vias, e com o número da placa em mãos conseguem identificar o proprietário do automóvel via internet. A partir disso, é gerado um falso boleto, e enviado para o e-mail de destinatário do motorista responsável pelo carro. No documento há o número de uma conta bancária para a qual o dinheiro da suposta multa deverá ser depositado.

    Não há notícia de ocorrências do tipo na cidade de Petrópolis, no entanto, devido à incidência de crimes semelhantes no Estado o delegado titular da unidade, Alexandre Ziehe, recomenda que o o cidadão procure uma delegacia. “Soube que isso acontece em alguns lugares. Além de registrar a ocorrência é recomendado que o cidadão procure também a Fenatran”, disse.

    Nos casos mais comuns registrados em algumas cidades brasileiras os boletos falsos contam com cabeçalho do Sistema de Controle de Multas (Siscom), que, segundo o próprio Detran, não existe.

    Sobre o crime, o Detran esclarece que nunca envia informações sobre multas por meios eletrônicos. A única exceção é o serviço “Detran e Você”, disponível no próprio portal do Detran, pelo qual o cliente é avisado sobre prazos para vistoria de veículo, data de vencimento da Carteira Nacional de Habilitação e da identidade (RG), e alerta para a entrega desses documentos. Mesmo assim, apenas se o usuário se cadastrar no sistema e solicitar o envio desses dados.

    Em relação a avisos sobre multas e processos para defesa de infrações, e suspensão e cassação da CNH, existem apenas duas formas oficiais de comunicação: pelos Correios e pelo Diário Oficial do Estado. Para reforçar a segurança em relação a notificações enviadas pelos Correios, o Detran recomenda também que se verifique o número daquele processo no site do departamento.

    Além disso, o órgão recomenda ainda que, antes de pagar qualquer tipo de multa, o motorista busque informações por meio da placa e do Registro Nacional de Veículo Automotor (Renavan) no próprio site do Detran. Lá consta todas as informações, inclusive os registros de infração de trânsito.

    “Caso o boleto indique outro órgão autuador – como as prefeituras, o Departamento de Estradas e Rodagem (DER) e a Polícia Rodoviária Federal (PRF) – é importante fazer pesquisas também nos sites desses departamentos”, diz a nota enviada pelo órgão.


    Últimas