• Novo fluxo de testagem reorganiza, mas não dilui demanda por teste de covid

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 25/01/2022 11:11
    Por Jussara Madeira

    Mesmo com o novo fluxo de testagem implantado na última sexta (21) pela Secretaria Municipal de Saúde, uma imensa fila se formou em pontos de testagem de covid. Na UBS do Quitandinha, que está recebendo pacientes com sintomas leves e assintomáticos, a fila chegava quase na porta da Companhia Municipal de Desenvolvimento de Petrópolis (Comdep), que fica logo ao lado. A busca por testagem continua grande no município. 

    Nesta segunda (24), quem procurou a UBS Quitandinha reclamou da enorme fila desde o início da manhã. Não bastasse o tempo de espera sob o sol, os funcionários saíram para almoçar, não ficando nenhum substituto para o atendimento.  Quem chegou às 9h, por exemplo, às 13h30 não tinha sido atendido porque teve que esperar na fila o fechamento para o almoço.

    “Isso é revoltante… Tem que ter atendimento constante, não pode simplesmente mandar uma pessoa pra casa e voltar depois porque vai fechar para almoço”, reclamou uma pessoa que aguardava. Após a espera, o paciente saiu com o resultado positivo e com a orientação de se manter isolado até o próximo sábado. “Achei que não era Covid porque estava apenas com a garganta incomodando”, contou.  

    Como antecipou a coluna Les Partisans, em 20 dias, foram realizados 4.983 testes de Covid na rede pública de Petrópolis. A suspeita, no entanto, é de que este número esteja defasado devido à quantidade de pessoas nas filas nos postos de testagem. Além disso, o Painel Covid-19 da Secretaria de Saúde do município está com informações atrasadas.  

    Desde sexta-feira, a Secretaria de Saúde criou um novo fluxo de testagem e atendimento de urgência e emergência para a covid-19. Para quem está com sintomas graves (falta de ar, por exemplo), a orientação é procurar o pronto-atendimento nas três UPAs (Centro, Cascatinha e Itaipava) ou ainda o Pronto Socorro Leônidas Sampaio (Alto da Serra) e os Serviços de Pronto-Atendimento (SPA) da Posse e de Pedro do Rio. 

    Para quem está com sintomas leves, os testes podem ser feitos nas UPAs Centro e Cascatinha, UBS Itaipava, UBS Retiro, UBS Quitandinha e Pronto-Socorro Leônidas Sampaio (Alto da Serra). Já os assintomáticos, ou seja, que não apresentam qualquer sintoma mas tiveram contato com infectados, devem procurar um Posto de Saúde da Família (PSF) ou a Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima.

    Últimas