Novo Destacamento do Corpo de Bombeiros será construído em Magé
Na última quarta-feira (7), foi lançada a pedra fundamental para a instalação de um novo quartel do Corpo de Bombeiros em Magé. A unidade será instalada em Fragoso e reforçará o socorro nas localidades de Piabetá, Fragoso, Raiz da Serra e Pau Grande.
O destacamento atuará na região atendida pelo 2° Grupamento de Socorro Florestal e Meio Ambiente (2° GSFMA). Segundo o CBMERJ, o quartel terá infraestrutura moderna e completa, projetada pela Diretoria Geral de Engenharia, Arquitetura e Obras (DGEAO) da corporação, com o apoio de uma equipe multidisciplinar formada por arquitetos e engenheiros. A obra ficará a cargo da Prefeitura de Magé, responsável pela cessão do terreno e pela construção das instalações. Ao Corpo de Bombeiros, caberá a equipagem e a distribuição estratégica de efetivo, equipamentos e viaturas para a unidade.
“A nova unidade terá um pátio para eventos e treinamentos, uma torre de exercícios para simulações de diversos tipos de salvamentos e resgates, além de uma academia totalmente equipada. A unidade contará ainda com apoio de viaturas de ponta, recém-adquiridas”, afirmou o secretário de Estado de Defesa Civil e comandante-geral da corporação, coronel Leandro Monteiro.
Destacamento em Areal
Outra cidade vizinha a Petrópolis, no último mês, teve um destacamento do Corpo de Bombeiros inaugurado. Areal passou a contar com o 3/15 DBM, que atende o município e outras localidades, como São José do Vale do Rio Preto, Sapucaia, além dos distritos da Posse e de Bemposta (Três Rios). Além de Areal, Petrópolis também conta com os destacamentos de Itaipava e Três Rios.
Investimentos na Região Serrana
Além do quartel de Areal, uma torre de exercícios foi instalada em Nova Friburgo pelo Corpo de Bombeiros. Segundo o CBMERJ, nos últimos anos foi investido mais de R$ 1 bilhão entre viaturas e equipamentos. Em relação à área operacional que cobre os municípios da Região Serrana, a corporação informou que, neste ano, mais de 13.390 materiais operacionais, cinco ambulâncias (ASE), quatro rabecões (ARC) e uma viatura de salvamento a incêndio (ABS) novos foram recebidos pelos grupamentos.
Em Petrópolis, de acordo com a corporação, o 15º GBM e o 2/15 DBM receberam mais de 1.470 equipamentos operacionais e de proteção individual, como capacetes, conjuntos de aproximação, luvas para incêndio, equipamentos de proteção respiratória autônoma (EPRAs), extintores de incêndio e abafadores. O Corpo de Bombeiros também ressaltou que o município recebeu viaturas novas, incluindo uma picape para resposta rápida a ocorrências diversas, um veículo de recolhimento de cadáveres e uma ambulância.
No entanto, vale lembrar que a Cidade Imperial ainda aguarda a academia de formação do CBMERJ. Prevista para ser instalada no município há mais de uma década, o local deve ser inaugurado apenas em 2025, segundo contato da corporação com a equipe da Tribuna.