• Novo conceito do portal da Tribuna de Petrópolis foi definido depois de pesquisa com leitores

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 17/01/2021 10:44
    Por Priscila Torquato

    No ar desde o dia 10 de janeiro deste ano, o novo formato do portal de notícias da Tribuna de Petrópolis foi pensado a partir de uma pesquisa feita com leitores/internautas. Eles decidiram qual seria a linha a ser seguida para a reformulação do projeto, como explica Rafael Eckhardt, diretor de criação da Firma Criadores, empresa responsável pelo projeto.

    “Fomos de temáticas mais abrangentes, perguntando sobre como esses usuários se comportam em relação à fake news e as notícias de forma geral, até uma linha mais específica sobre conteúdo regional: quais os temas mais importantes e de que jeito esse usuário mais gosta de consumir esses assuntos.”

    Desde 1995 que o Grupo Tribuna conta com um portal de notícias. Em março de 2020 se tornou a principal fonte noticiosa da empresa que foi inaugurada em 1902. Uma iniciativa que seguiu a tendência de grandes empresas jornalísticas que investiram na comunicação por meios digitais.

    “A Tribuna inovou em muitas áreas da comunicação aqui na cidade. Fomos a primeira empresa do interior a imprimir em offset, fomos os primeiros a inserir conteúdos vindos de agências de notícias para diversificar os assuntos abordados no jornal. Somos favoráveis às mudanças e aprendemos com os erros e acertos que cometemos”, relembra, Francisco de Orleans e Bragança, diretor do Grupo Tribuna de Petrópolis.

    A pesquisa realizada pela equipe de publicidade ouviu 300 petropolitanos de todas as idades. A ideia era compilar essas respostas e traças a melhor estratégia para renovação do Portal. Rafael ressalta que “É de vital importância nos produtos digitais que o usuário esteja no centro das decisões criativas”.

    Para Yoran Leichsenring, responsável pelo desenvolvimento do projeto, o principal desafio era transformar a plataforma e garantir a base necessária para o suporte das interações.

    “Nosso objetivo principal com o projeto foi reestruturar toda a arquitetura do Portal para que o principal veículo de comunicação da região serrana tenha uma plataforma robusta e eficiente. Estamos muito felizes com o resultado e temos certeza que o leitor terá uma melhor experiência em todas as suas interações no Portal”, reitera Yoran que é diretor de tecnologia da YEL Software.

    E o formato alcançou o objetivo proposto. Para a gerente de tecnologia do Grupo Tribuna, Cristiane Stadler, o desenvolvimento e estratégias utilizadas para reconfiguração de design do Portal estão funcionando muito bem. “O site está mais responsivo, clean, e de fácil navegação. Tudo que o usuário busca para uma experiência satisfatória no portal”.

    Rafael afirma que essa não será a última renovação do Portal.

    “Produtos digitais relevantes são mutáveis, estão sempre em atualização. Então esse trabalho de escuta dos leitores tem que ser um processo contínuo. A tribuna foi fundada em 1902. Se pensarmos nesse recorte temporal, é impressionante a quantidade de mudanças que o jornal viveu; mudanças no município, mas também mudanças na forma de atuação do jornalista enquanto profissional. O momento é muito único, a pandemia acelerou processos que já estavam em curso, a cultura tecnológica está interferindo e mudando toda a cadeia de comunicação. Atuar de forma mais tecnológica e inovadora é um importante caminho para um jornalismo mais potente em seu papel social, além de ser um pensamento vital para construir novas formas de negócio”, finaliza Rafael.

    Últimas