• NOVIDADES NO MERCADO TRAZEM QUALIDADE DE VIDA PARA OS PETS

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 13/01/2016 12:00

    O mercado de pet shops é um dos que mais cresce no Brasil. Segundo a Associação Brasileira da Indústria de Produtos Para Animais de Estimação, a estimativa de arrecadação para esse segmento em 2015 era de 17 bilhões de reais, resultando em um crescimento de 7,4% nos últimos dois anos.

    E para atender a esse público cada vez mais exigente – e que continua a crescer a cada ano –, os empresários estão investindo em novidades como alimentos mais saudáveis, produtos específicos para cada tipo de pelo, acessórios, produtos de higienes, entre outros. Tais inovações são importantes para dar qualidade de vida e melhorar a saúde dos bichinhos.

    Em Petrópolis, a Pet Amado Veterinária, localizada na Mosela, oferece no setor dermatológico linhas exclusivas para cada tipo de pelo e pele dos animais. Existem pepitas e loções que combatem a seborreia seca ou oleosa, xampus para distúrbios provocados por bactérias e fungos, até mesmo alergias à picada de pulgas, além de hidratantes que formam uma camada protetora sobre a derme.

    "O mercado desenvolve cada vez mais produtos exclusivos para a parte dermatológica. Inclusive existem comprimidos totalmente palatáveis (ou seja, o animal ingere o medicamento sem precisar forçá-lo), que apresentam um resultado positivo devido ao tempo de duração no organismo, evitando assim que o animal tenha carrapatos e pulgas e, consequentemente, o surgimento de doenças causadas por esses parasitas", explica a clínica veterinária Taiana Leal.

    Já no setor alimentício, uma das novidades são as rações hipoalergênicas, voltadas para animais sensíveis a determinadas proteínas e outros componentes do produto. Há também rações para animais obesos, as naturais (voltadas para uma dieta mais saudável), as específicas para determinadas raças que podem ser mais seletivas quanto ao alimento, entre outras. Vale ressaltar que qualquer medicação, bem como os produtos dermatológicos e alimentícios devem ser indicados por um veterinário e usados de acordo com sua orientação.

    Taiana diz que é grande a procura por esses produtos. Os donos estão cada vez mais preocupados com a qualidade de vida do animal e buscam o que há de melhor no mercado para proporcionar uma vida saudável aos pets. Incluindo produtos e medicamentos na parte de prevenção, evitando assim o desenvolvimento de doenças típicas de cães e gatos. 

    "E o cuidado não fica restrito à parte da higiene e de medicamentos. Os acessórios são cada vez mais elaborados também oferecendo cuidado, diversão e conforto para os bichinhos. Um dos exemplos são as camas impermeáveis, de fácil manutenção. Há também as camas que possuem um odor mais forte e um gosto amargo bem característico, que evita que os cães as destruam. Essa é mais recente no mercado", revela.

    Nathalia Ludolff, proprietária da veterinária, revela que, apesar da crise, os clientes continuam procurando a Pet Amado para manter os cuidados com seus animais. Houve apenas uma redução na compra de itens considerados “extras”, mas a parte de tratamento, compra de produtos em geral e a parte de banho e tosa continuam normais. Ela ainda revela que a expectativa para 2016 é a de que o cenário melhore para o mercado de pet shop.

    Últimas