Noventa e cinco anos do Rotary Club de Petrópolis
Na última quarta-feira, 24, o Palácio de Cristal, que abriga inesquecíveis lembranças da Princesa Isabel e de seu marido, o Conde D’Eu, abriu suas portas para um evento que marcará não só a instituição Rotary Club de Petrópolis, mas, também, a cidade de Pedro.
Posso afirmar, sem medo de errar, que tratou-se de um evento que permito-me intitulá-lo, de Gala.
Os trabalhos foram presididos pelo rotariano Dagmar Lima de Sena, dirigente para o período rotário 2023/24.
Presentes à festividade personalidades civis, militares, a última na pessoa do Tenente Coronel Carlos Otávio Macedo de Souza, Comandante do 32º Batalhão de Infantaria Leve de Montanha – Batalhão D. Pedro ll; do Poder Legislativo Municipal, o médico e vereador Mauro Peralta, além de associados integrantes de um grande número de Clubes que subiram à serra para participarem e, sem dúvida, prestigiarem as festividades eis que fazem parte do Distrito 4571 – estados do Rio de Janeiro e São Paulo.
O Palácio também abrigou um sem número de convidados e visitantes que foram acolhidos sob palmas e de extremos agradecimentos e homenagens advindos da Mesa Diretora dos trabalhos.
Sem dúvida, muitas personalidades que mereceram ser homenageadas pela direção do RCP, em razão de haverem se destacado em várias atividades e por isso mesmo sujeitas a salvas de palmas.
O evento foi prestigiado, para honra e glória dos associados do Rotary Club de Petrópolis, por governadores que já presidiram o Distrito 4571, destacando-se, Luiz Carlos Favaro, Kassima Timoni Goes Campanha, Léa Costa, Henrique Sampaio Ferreira, Aquiles Silva do Amaral e, em especial, o atual governador Pedro Luiz Dalbone da Cunha que compareceu inclusive, durante sua visita oficial, à sede do Rotary Club Petrópolis.
A mesa presidencial formada por onze pessoas, dentre os governadores já citados, o presidente do Rotary e sua esposa e ainda do presidente do Rotary Club Teresópolis, Antônio Carlos da Costa e do rotariano, há quarenta anos associado ao Club, Antônio Eugênio Taulois.
Os trabalhos pertinentes ao protocolo ficaram sob responsabilidade da minha pessoa.
No decorrer da reunião passaram – importante que seja evidenciado – a integrar o Rotary Petrópolis mais cinco associados que tomaram posse e leram o texto contendo o compromisso de bem servir à instituição e fazê-la crescer.
Receberam também o título de Associados Honorários cinco personalidades, de extremo valor e que se destacaram em razão de serviços prestados em favor da comunidade dentro dos mais diferentes setores.
No início da reunião o casal José Karl e Suely Karl procedeu a leitura de uma oração ecumênica ouvida pelos presentes num ambiente de absoluto silêncio e respeito.
Ressalte-se que marcaram de maneira absolutamente clara, durante os discursos proferidos, cobertos de muita beleza e sobretudo carinho, amizade e companheirismo, não somente o do presidente do Rotary, Dagmar Lima de Sena, como, também, o proferido no final da festividade pelo Governador Pedro Luiz Dalbone da Cunha, ambos a chamarem atenção no tocante a fundamental importância da atuação do Rotary perante às pessoas carentes, como,também, junto às comunidades mais necessitadas e bem assim, sobre outra vertente, quanto a imperiosa necessidade do aumento do quadro associativo, inclusive com a participação das mulheres, palavras que foram “pisadas e repisadas”, exatamente pelo governador Dalbone.
Cabe destacar, ainda, no tocante ao gesto de gratidão prestado por parte dos rotarianos do Club de Petrópolis com relação aos companheiros já falecidos e bem assim a descrição dos notáveis legados que nos deixaram.
Não foram esquecidas, outrossim, louvas partidas do presidente Dagmar Lima de Sena para com aqueles Governadores que se sucederam e bem assim do expressivo número de associados que, unidos de braços dados, permitiram que fosse possível a realização deste evento.
Os encargos sob responsabilidade do Diretor de Protocolo resultaram que fossem consignadas as presenças de inúmeros rotarianos e rotarianas e bem assim os clubes a que pertencem, tais como: Ca. Alcione Viana Governadora eleita do Distrito 4571 para o período 2024/25, associada do RCP de Pindamonhangaba; Co. Claudinei de Barros Magalhães, Governador designado 2025/26, Katia Xagas Favaro, Presidente 2023/24 do Centro de Estudos Rotários do Distrito 4571 e Coordenadora das Casas da Amizade – 2022/23; Denize Baker e Cecília Regina Alves Lopes, que também executaram elogiáveis tarefas na qualidade de Coordenadoras das Casas da Amizade e Ilka Rosenbusch, presidente da Casa da Amizade de Petrópolis.
Presentes, também, presidentes do Rotary Club Petrópolis – Cidade Imperial, do Rotary Club Nova Iguaçú Leste; do Rotary Club Copacabana, do Rotary Club Campo Grande; do Rotary Club de Volta Redonda Leste; do Rotary Club de Ubatuba e do Rotary Club Rio de Janeiro – VESPER.
Ressalte-se, a presença da presidente do Lions Club Itaipava – Ca. Ângela Cristina de Almeida; do Lions Club Petrópolis Centro, Ca. Ieda Maria Nicolay Galluzi, esta última representando o presidente do Club.
Prestigiando também o evento, a Sra. Isadora Landau Remy – presidente da empresa WERNER; a professora Fabiana Marques Correa de Percia Gomes, Diretora da Escola Rotary, Luiz Carlos Almeida, presidente da Casa da Cidadania e o professor Felipe Henriques, Diretor do CEFET.
Coube, ainda, a direção do Rotary Club de Petrópolis homenagear seis personalidades na condição de Associados Honorários – Kassima Timoni Góes Campanha; Luiz Carlos Favaro; Isadora Landau Remy; Fabiana Marques de Percia Gomes, Henrique Sampaio Ferreira e Gil Correa Kempers Vieira.
A se recordar, mais uma vez, com muita alegria, o ingresso dos 5 (cinco) novos associados representativos: Fiorela Soares Ceroni, Cesar Magno Moreira dos Santos, Claudio Henrique Barbosa; Josédima Almeida Mérida dos Santos e Maria de Lourdes Fontaine Reis, todos devidamente cumprimentados por seus padrinhos e madrinhas.
A derradeiro, o presidente Dagmar Lima de Sena, em boa hora, fez recordar o companheiro e médico José Loureiro, já falecido, mas nunca esquecido, no ensejo dirigindo palavras saudosas à sua esposa e rotariana, Ca. Gabriela Loureiro.
Assinale-se, também, que durante o evento apresentou-se no Palácio, alegrando o ambiente, um grupo de músicos que foi constantemente aplaudido – Camerata Jovem integrantes da Instituição ASMB.
O Rotary Club de Petrópolis, sem que queiramos diminuir o valor de qualquer outro Club, muito ao contrário, todavia permitimo-nos afirmar, com absoluta convicção, que o encontro festivo levado a termo só foi possível se dar em razão de a Instituição haver se tornado de extrema importância para a cidade de Petrópolis, em decorrência de suas finalidades, de suas iniciativas e, em especial, da plena e saudável convivência entre seus associados.
As sementes plantadas alhures bem regadas proporcionaram que bons frutos pudessem ser colhidos no decorrer desses noventa e cinco anos.
A grande verdade, encerrando estas modestas porém sinceras palavras, na busca de retratar o inesquecível evento comemorativo, é que o Rotary Club de Petrópolis agrega finalidades precípuas de modo atingir metas e por isso mesmo fazendo com que muitos de seus projetos e iniciativas alcancem os mais necessitados dentro do lema SERVIR.
“Juntos criaremos esperança no mundo”, lema do Rotary Internacional e o Rotary Club de Petrópolis, imbuído de ricas tradições relacionadas com os objetivos que lhes cabe desempenhar, certamente continuará a caminhar a passos largos e firmes para a data de 24 de outubro de 2028, o seu centenário.