• Nove escolas estão com as atividades suspensas por suspeita de covid-19: Sindicatos fazem alerta sobre a comunicação de casos

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 12/08/2021 20:00
    Por Luana Motta

    Em duas semanas, nove escolas da rede pública e privada suspenderam as atividades presenciais por causa de suspeita ou confirmação de casos de covid-19. O Sindicato dos Professores de Petrópolis e Região (Sinpro) faz um alerta sobre a necessidade das unidades escolares comunicarem imediatamente os casos a Secretaria de Educação e Vigilância Epidemiológica do município.

    Nesta semana, foi a vez do Colégio Ipiranga suspender as atividades presenciais após uma funcionária testar positivo para covid-19. O caso chamou a atenção da Secretaria de Educação, já que a escola não comunicou a secretaria o caso, como estabelece o Plano de Retomada das Aulas. De acordo com o levantamento feito pelo Sinpro e pelo Sepe (Sindicato Estadual dos Profissionais da Educação), nove escolas estão com as atividades suspensas por suspeita ou confirmação de covid-19. São elas:

    1. Koeler

    2. Bom Jesus Menino Jesus

    3. E M Germano Valente

    4. E M Rubens de Castro Bontempo

    5. Ciep Maetro Guerra Peixe

    6. Chapeuzinho Vermelho

    7. Aplicação

    8. Alaor

    9. Ipiranga


    Em nota divulgada na tarde desta quinta-feira, o Sinpro Petrópolis alerta sobre a necessidade das escolas comunicarem os casos de covid-19 às autoridades competentes. Em Petrópolis, os casos de covid devem ser relatados pelos empregadores à Vigilância Epidemiológica municipal, em até 24 horas, a partir do momento que se tem a informação de que o trabalhador está sintomático. A Vigilância colocou o seguinte telefone de contato: (24) 2246-6797 (segunda-feira à sexta-feira, das 8h às 17h).

    “O Sinpro tem recebido denúncias sobre casos de Covid entre alunos, professores e demais funcionários, além de relatos de casos de descumprimento dos protocolos de segurança. Informamos que todas as denúncias estão sendo encaminhadas na forma de ofício às instituições e também aos órgãos sanitários da Prefeitura”, diz um trecho da nota.

    O Sinpro e o Sepe defendem “o aprofundamento da política de distanciamento social e suspensão das aulas presenciais”, enquanto a vacinação com as duas doses – prazo previsto para a imunização – não avance no município.

    Além disso, a Câmara de Vereadores de Petrópolis aprovou o projeto de lei do vereador Yuri Moura (Psol), presidente da Comissão de Educação da Câmara, que determina que os estabelecimentos privados e públicos de ensino do município notifiquem a prefeitura, em até 24 horas, sobre os casos de afastamento de funcionário, docente, aluno e prestador de serviço, após constatação de sintomas relacionados à COVID-19. Mas o projeto ainda não foi sancionado pelo Prefeito interino.

    O Sinpro disponibiliza um canal de whatsapp para denúncias (24) 99217-5732.


    Últimas